top of page

Bacalhau Espiritual

  • Foto do escritor: jlmscabral
    jlmscabral
  • 10 de mai. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 8 de jan. de 2024





Uma delícia da culinária portuguesa!


Portugal: terra linda, charmosa, cheia de história e tradições, com rica culinária!


Quanto mais conheço Portugal, mais entendo meu país verde e amarelo, meu Brasil brasileiro!

Estou feliz por ter a oportunidade de conhecer a terra de meus ancestrais e entender melhor minha herança.


Quando se ouve "mil e uma maneiras de preparar bacalhau", não é exagero! Cada família tem sua "receita de família", "receita da vovó"... Modificam um ingrediente ou o modo de preparo e já é uma nova receita!

Por enquanto, experimentei fazer os famosos Bacalhau com Natas, Bacalhau Gomes de Sá, Bacalhau à Lagareiro e o Bacalhau Espiritual, cuja receita vos trago hoje (falando num bom português).


A História deste prato:

Com uma textura aveludada e um sabor impecável, o Bacalhau Espiritual é apreciado por fãs da culinária portuguesa. Entretanto, engana-se quem pensa que apenas Portugal é o responsável pela criação desta maravilha, já que a França também tem um papel fundamental na origem deste prato.

Na década de 40, a Condessa Almeida Araújo estava à frente do Cozinha Velha, restaurante de luxo do Palácio Nacional de Queluz, e desejava acrescentar sofisticação aos pratos que iriam compor um cardápio bem estruturado. Para realizar a tarefa, viajou pela França, país mundialmente reconhecido pela culinária de excelência, e visitou locais de renome. Foi durante uma dessas visitas que a amante da gastronomia provou o “Brandade de Morue”, uma espécie de purê que tinha como base a estrela de Portugal, o bacalhau. Encantada pela iguaria, levou a inspiração para seu país e a recriou, batizando de Bacalhau Espiritual, uma vez que era capaz de levar os nobres “aos céus”.

O fito da condessa era, inicialmente, obter os ingredientes exatos e a receita da célebre “brandade de morue”, originária da Occitânia. Como não conseguiu, não desarmou. A partir da equação deste creme divinal, inventou uma nova receita que ficou para a história do receituário nacional. E o prato tem duas virtudes essenciais: um sabor e textura delicados e o fato de conseguir “economizar” (virtude muito apreciada no Estado Novo), já que acaba por “esticar” a principal matéria-prima, o bacalhau, pois então.

Muito aclamada, a receita não demorou muito para cair no gosto do país e entrar no receituário português. Atualmente, é um clássico conhecido por fazer parte do cardápio de sexta-feira santa.

A receita mais correta é a que se encontra no livro “Tesouros da Cozinha Tradicional Portuguesa”, de Maria Emília Cancella de Abreu, a principal bíblia da gastronomia portuguesa tão injustamente esquecida.


Eis aqui uma receita para 5 pessoas:



INGREDIENTES:

400 g de bacalhau desfiado e demolhado

300 g de cenoura ralada

100 ml de azeite

140 g de pão demolhado em 100 ml de leite

300 g de cebolas picadas

Sal e pimenta

Queijo da Ilha (ou Grana Padano ou Parmesão) ralado ou Farinha de Rosca (para povilhar)


MOLHO BÉCHAMEL:

300 ml de leite

200 g de natas (creme de leite)

60 g de farinha de trigo

60 g de manteiga

Sal, pimenta, noz moscada ralada


PREPARAÇÃO:

Molho Béchamel:

Aqueça a manteiga, junte a farinha, o sal, a pimenta e a noz moscada ralada, mexa vigorosamente até a farinha cozinhar, junte o creme de leite, mexendo sempre e junte o leite, aos poucos, para não formar grumos. Deixe ferver até formar um creme, mexendo sempre, em forno médio.


Bacalhau:

Leve ao fogo uma panela com o azeite, depois de aquecer, junte a cebola, quando estiver translúcida, junte as cenouras, refogue, junte o bacalhau e o pão demolhado sem escorrer e deixe mais 8 minutos em temperatura média. Tempere com sal e pimenta. Junte um pouco do molho Béchamel, misture bem e coloque num refratário. Cubra com o restante do Béchamel e o queijo ralado ou a farinha de rosca e leve ao forno para gratinar (este eu fiz com farinha de rosca). Enfeite com salsa e sirva a seguir.


A família é grande e calcular a receita não é o seu forte? Tudo bem, aqui está a porção família:


Ingredientes

1 kg. de bacalhau demolhado e desfiado

1 lt. de Béchamel

750 gr. de cenouras raladas

750 gr. cebolas grandes picadas

250 ml de azeite

250 ml de leite

350 gr. miolo de pão de forma

sal q.b.

pimenta moída na altura q.b.

100 gr. queijo da Ilha ralado


Desfrute!

Lembre-se de compartilhar com quem ama!

E deixe seu comentário, vou gostar de saber como foi sua experiência!


Comments


bottom of page