top of page

Molhos Brancos Escuros e Segredos para Substituir o Vinho nas Receitas

  • Jane Lúcia M. S. Cabral
  • 2 de ago. de 2017
  • 3 min de leitura

Ontem, aprendemos os segredos para ter sucesso com os molhos brancos, como fazer um molho branco clarinho. Hoje, vamos aprender duas receitas de molho branco escuro, a primeira é o molho bordelaise, que é o molho branco feito com vinho tinto.

Procurei informações sobre substitutos para o vinho e descobri, com a Liliana Monteiro, no seu post em Legumes.net, que bons substitutos para o vinho tinto, para cozinhar, são o vinho sem álcool, cidra de maçã, caldo de carne, suco de tomate ou água. Se você precisar substituir um vinho tinto, tente suco de uva, vinagre normal ou vinagre de arroz. O suco de mirtilo pode substituir o vinho tinto doce. Quando o vinho tinto adiciona corpo ao prato, você precisa usar caldo de legumes ou carne ou uma combinação dos dois.

Substitutos do Vinho Branco

Para substituir o vinho branco em receitas, você pode usar o vinho sem álcool, suco de uva branca, cidra de maçã, suco de maçã, caldo de galinha ou água. Se você precisa substituir um vinho doce, como champanhe, tente suco de uva branco ou uma cidra de maçã. Se o seu prato exige um Chardonnay, que tem um sabor amanteigado, então escolha um caldo de galinha. Ao substituir vinho branco seco, use suco de uva branca com um pouco de suco de limão.

Substitutos do Vinho para Cozinhar e Marinar

Você pode usar suco de maçã ou cidra de maçã, na maioria dos pratos que pedem vinho na cozinha. Para substituir 1 / 2 xícara de vinho numa marinada, use um quarto de xícara de vinagre, 1 / 4 de xícara de água e 1 colher de sopa de açúcar. É muito importante identificar o sabor do vinho da receita. Isso ajudará você a descobrir se deve usar suco de uva para substituir vinhos doces ou se deve diluir e adoçar vinagre para substituir um vinho forte.

Usar Substitutos de Vinho Estraga as Receitas?

Não há nenhum substituto do vinho que lhe dê exatamente o mesmo sabor como o vinho. Se você começar a identificar o sabor que o vinho traz para a receita, você é mais capaz de escolher o substituto do vinho certo.

Fazendo substituições em suas receitas favoritas pode levar um pouco de tentativa e erro, mas para aqueles que querem ou devem evitar o álcool, vale bem a pena o esforço. Uma vez que você pegar o jeito de identificar o sabor que está substituindo, vai achar muito mais fácil escolher um substituto para o vinho.

Depois de conseguir ajustar-se a escolher o sabor que você precisa substituir, cozinhar pode tornar-se como uma caça ao tesouro. Você nunca sabe quando vai descobrir uma jóia. Cada receita lhe dá a chance de experimentar e identificar o que se tornará seu novo jeito de substituir o vinho. Boa sorte e boa substituição!

Vamos às receitas?

MOLHO BORDELAISE (Prepare com 25 minutos de antecedência. Dá 1 e 1/3 xíc.)

2 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de cebola picada

1 colher (sopa) de salsinha ralada

1 folha de louro

1/4 colher (chá) de tomilho seco, em pó

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 e 1/4 xícara de caldo de carne

1/4 de xícara de vinho tinto seco

1. Numa panela com capacidade para 1 litro, derreta a manteiga, em fogo baixo. Junte a farinha de trigo e deixe corar ligeiramente, mexendo sempre.

2. Acrescente a cebola ralada, a salsinha, o louro, o tomilho e o sal e pimenta-do-reino a gosto, mexendo sempre.

3. Junte, aos poucos, o caldo de carne e o vinho tinto, mexendo bem.

4. Deixe cozinhar até que a mistura esteja grossa e retire a folha de louro.

MOLHO ESPANHOL (Prepare com 75 minutos de antecedência. Dá 1 e 1/4 xíc.)

1 fatia de bacon picada

1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga

1 cebola pequena picada

1/4 xícara de talos de cogumelhos picados

1 cenoura pequena picada

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 e 1/4 xícara de caldo de carne

1 amarrado composto por louro, tomilho e salsinha

2 colheres (sopa) de extrato de tomate

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1. Frite o bacon na manteiga por 2 ou 3 minutos, junte os legumes e cozinhe por mais 3 a 5 minutos. Adicione a farinha de trigo e frite, mexendo, até que a mistura esteja bem dourada.

2. Retire do fogo e junte gradativamente o caldo, mexendo constantemente. Volte ao fogo e cozinhe, sempre mexendo, até engrossar.

3. Acrescente os ingredientes restantes e cozinhe por 10 minutos, em fogo baixo, mexendo ocasionalmente.

4. Coe o molho, desengordure-o e aqueça-o de novo. Antes de servi-lo, confira o tempero.

Bom apetite!!!

Amanhã, aprenderemos os molhos com ovos!

Lembre-se de contar-nos como ficou seu molho e de compartilhar com seus amigos!

Se ainda não está inscrito em nosso site, vá ao Home Page e coloque seu e-mail, assim, não perderá nenhuma postagem e será, sempre, o primeiro a saber das novidades!

Até mais!!

Comments


bottom of page