Medalhões e Couve-flor Gratinada
- Jane Lúcia M. S. Cabral
- 16 de mar. de 2018
- 3 min de leitura
Mesmo quem não gosta de couve-flor não resistirá a esta! Experimente servir esta receita a sua família e verá que, mesmo as crianças, irão aprovar!
A couve-flor é um alimento rico em nutrientes e ajuda na luta contra o câncer, melhora a saúde do coração, é anti-inflamatória, desintoxica, melhora sua saúde cerebral e auxilia na digestão.
É importante saber como escolher uma boa couve-flor e como armazená-la.

Como comprar: Escolha sempre a que tenha buquês bem compactos e juntos, que tenha cores claras (branco ou creme), evite comprar as que apresentam pontos escuros nos buquês e, caso a couve-flor ainda esteja envolvida com as folhas, elas devem estar com um verde vivo e folhas “crocantes”.
Obs: Escolha com muito cuidado, pois a couve-flor é muito delicada e sinais pretos ou marrons indicam inicio de podridão e isso se expande muito rápido.
Dica: Evite colocar a couve-flor embaixo de outros alimentos, trate-a com cuidado.
Processado: Nos mercados, é possível encontrar a couve-flor já separada e limpa, desta forma, ela deve ser mantida em refrigeração. Observe a embalagem, se conter “líquidos”, é sinal de que o produto já passou do ponto.
Como Armazenar: Mantenha a couve-flor na geladeira, dentro de um saco plástico perfurado, por, no máximo, 5 dias. Lembre-se de remover as partes que contenham pontos escuros e não a lave, deixe para fazer isso apenas quando for utilizá-la.
Congelamento: Para congelar, retire os caules mais grossos, folhas e separe em floretes como desejar, deixe de molho por 30 minutos em uma salmoura (1/4 xícara de sal para 1 litro de água), em seguida, escorra e leve para cozinhar por 4 minutos em água fervente, escorra novamente e lave com água gelada para parar a cocção, seque bem os pedaços e coloque em uma forma levemente untada e leve ao freezer por, no minimo 2 horas, retire da forma e coloque em saquinhos plásticos bem fechados. Mantenha no freezer por até 10 meses.
Consumo: Para cozinhar a couve-flor inteira, o ideal é que faça um corte em “x” no caule, isso faz com que ela cozinhe por igual, e sempre espere a água ferver antes de adicioná-la, tome cuidado para não cozinhar muito ou acaba ficando com uma textura mole e desagradável.
Tempo de cocção: Para o cozimento da couve-flor picada, o tempo pode variar de 5 a 10 minutos e para a couve-flor inteira, o tempo pode variar de 15 a 20 minutos.
Pré-preparo: Para pratos fritos ou assados, o ideal é cozinhar a couve-flor por 8 minutos em água (salgada) fervente e, logo em seguida, esfriar em água bem gelada, para, só então, continuar o preparo.
Vamos começar? Separe os ingredientes:
1 couve-flor (tamanho regular) cozida em buquês
40 g de manteiga
1 cebola ralada
Sal
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
Leite o suficiente (cerca de 500 ml)
1 tomate sem pele e sem sementes, em cubinhos
Queijo parmesão ralado
Para os medalhões:
1 kg de filé mignon cortado em medalhões
200 g de bacon em fatias
Sal e pimenta
40 g de manteiga
1 cebola em meias fatias fritas ligeiramente
Cheiro verde picado
1. Doure a cebola na manteiga, polvilhe o sal e a farinha de trigo, mexendo rápido. Junte o leite aos poucos, mexendo rápido, para formar um molho branco. Junte o tomate e retire do fogo.
2. Coloque a couve-flor num refratário e cubra com o creme branco, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré aquecido à 180°C para dourar.
3. Envolva os medalhões no bacon, amarre com linha, grelhe na manteiga e ponha numa travessa, cubra com a cebola e o cheiro verde.
E a delícia de almoço está pronta!!
Compartilhe - o prato feito e a receita - todos irão amar!
E lembre-se, família que cozinha unida, permanece unida!

Comments