Remédios ou Preventores? - Melhor Prevenir do que Remediar!
- Jane Lúcia M. S. Cabral
- 30 de out. de 2017
- 3 min de leitura
Todos sabemos que uma das melhores coisas da vida é comer. Comer acaba com o stress, reúne a família, une os amigos, conquista corações...
Os alimentos não só nos dão todos esses prazeres, mas também são preventores! Eles previnem doenças e diminuem a necessidade dos remédios fabricados. A dica de hoje é comer bem para prevenir, que é muito melhor do que remediar!

1. Iogurte é um probiótico natural, o que significa que repõe todas as boas bactérias em seu sistema. De acordo com um estudo recente, aqueles que abastecem seu organismo com probióticos tiveram 33% menos dias doentes do que os que não os usam. Tome bastante!

2. Alho contém um ingrediente chamado alicina, que combate infecções e bactérias de acordo com o site Baseline of Health. Comer dentes de alho tem mostrado diminuir as chances de pegar uma gripe.

3. Canja (isso mesmo, canja!) ajuda a reduzir inflamações e diminui o muco da mesma forma que xaropes para tosse fazem, de acordo com um estudo da University of Nebraska. O aminoácido cisteína, que é encontrado na canja, é similar a um produto químico no antibiótico que combate à bronquite. Agora, é canja para a alma.

4. Chá é um silencioso remédio que também funciona como combatente de vírus.

5. Cogumelos promove a produção de células brancas no sangue, que ajudam seu corpo a combater uma infecção. De acordo com o diretor do Institute of Herbal Medicine, as pessoas têm usado cogumelos como reforçador da imunidade por séculos.

6. Morangos, como citrus, vem embalado com vitamina C — um remédio para a gripe comum que a maioria das pessoas procura quando começa a sentir-se doente. Vitamina C combate o vírus antes mesmo de você ficar doente, também aniquila os hormônios do stress. Um smoothie de laranja com morango, no desjejum, é uma excelente maneira de começar o dia.

7. Couve de Bruxelas ajuda a nutrir a glândula Timo, que controla a maior parte da função do sistema imunológico. Coma duas porções ao dia deste betacaroteno para otimizar a saúde.

8. Aveia não é apenas uma comida muito confortável quando se está doente, é também cheia de beta-glucano, que tem propriedades antimicrobianas e antioxidantes que são tão fortes quanto as que são encontradas na Echinacea. Coma sua aveia e notará os machucados se curando mais rápido e antibióticos funcionando melhor.


9. Cenouras, batatas doces e abóbora-menina são membros da família rica de beta-caroteno. O beta-caroteno aumenta o número das células que combatem a infecção e é um antioxidante poderoso que ajuda a eliminar os radicais livres, de acordo com Ask Dr. Sears. Estudos têm mostrado que o beta-caroteno também pode diminuir o risco de doenças do coração. Então, apenas se lembre... uma cenoura por dia traz saúde e alegria!

10. Chocolate Amargo — fiquem animados, chocólatras— é uma das melhores fontes de zinco, que diminui o risco de infecção e promove o crescimento das células brancas do sangue. Se estiver com diarreia, coma alguns quadrados de uma barra de chocolate amargo ou meio amargo com maior porcentagem de cacau e já melhorará, se comer outro tipo, vai ficar pior.

11. Maçã — Uma pesquisa da Universidade da Flórida (EUA) afirma que comer uma maçã por dia evita o acúmulo de colesterol ruim, o LDL, nos vasos sanguíneos em até 25%. Outro estudo, desenvolvido pela Universidade da Pensilvânia (EUA), revela que comer uma maçã 15 minutos antes das refeições é cinco vezes mais eficiente do que tomar inibidor de apetite. Do outro lado do Atlântico, pesquisadores do Instituto Nacional de Coração e Pulmões (Grã-Bretanha) garantiram que beber suco de maçã ajuda a prevenir crises de asma. Mas comer uma maçã por dia não ajuda apenas a controlar o colesterol, a moderar o apetite ou a evitar asma. Combate, também, doenças cardiovasculares, reduz o risco de diabetes e melhora a função digestiva. Segundo o Good Housekeeping, a fruta tem sido associada a um aumento na produção de acetilcolina, que se comunica entre as células nervosas. Isso faz com que a maçã possa ajudar a memória e diminuir as chances de desenvolver Alzheimer. Uma dieta rica em antioxidantes pode ter efeitos semelhantes, por isso a maçã, que é particularmente rica em quercetina, é uma boa aposta, de acordo com pesquisa de 2004. “A maçã não chega a ser uma fruta completa. Mas é daquelas que não podem faltar na nossa alimentação. A variação é muito importante, uma vez que cada fruta tem um particular nutracêutico”, afirma o nutrólogo Edson Credidio, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Gostou? Compartilhe saúde com seus amigos, todos merecem uma vida melhor!
Quer inscrever-se no site? Faça-o aqui!
Comments