Torta de Maçã Perfeita
- Jane Lúcia M. S. Cabral
- 6 de out. de 2017
- 4 min de leitura
Atualizado: 10 de jan. de 2024
Eu cresci lendo histórias e assistindo a filmes nos quais sempre tinha torta de maçã e todos pareciam amar esta torta. Eu ficava morrendo de vontade de experimentar essa torta que deixa todo mundo tão feliz e suspirando - bem estilo chocolate quente com marshmallow!
Por causa disto, testei inúmeras receitas de tortas de maçãs. Minha mãe fez algumas, também, muito gostosas, mas eu via que não eram como as dos filmes e dos livros, até que um dia... testei uma nova receita de meu novo livro de receitas "A Boa Mesa", da Editora Nova Cultural - nem sei se ainda vendem este livro, era novo 20 anos atrás - e, finalmente, minha busca pela receita perfeita tinha terminado! Eu havia encontrado a receita da torta de maçã perfeita que eu vira nos livros e filmes - como eu sabia? Porque ela deixa todos felizes e suspirando... Não acredita? Experimente!
Coisas importantes para saber sobre preparar tortas com frutas:
As melhores frutas para fazer tortas são aquelas que mantêm a forma e são ligeiramente ácidas. As frutas macias podem ser aproveitadas para tortas com frutas cruas ou com creme ou, se preferir, podem ser misturadas com frutas mais firmes (experimente maçãs com framboesas, peras com amoras e outras). Misturar frutas moles com maçãs dá um aspecto e um sabor melhores às tortas.
Para preparar uma torta de maçã coberta, dê preferência às maçãs que não percam muito suco, pois a torta ficará sem volume e, portanto, com aparência não muito atraente. Para tortas de maçã abertas, use maçãs ligeiramente ácidas, que mantenham a forma, para não prejudicar a decoração. Estas regras valem também para as peras.
Se não tiver frutas frescas em casa, use frutas em lata ou as que você mesmo congelou durante a época da safra, mas, para realçar o sabor, acrescente um pouco de suco de limão, depois de tê-las escorrido. O sabor das tortas de frutas poderá ser variado, também, acrescentando especiarias ou outros aromas, a casca de limão ou de laranja ralada.
As tortas de frutas podem ser servidas quentes ou frias, acompanhadas por creme de leite ou creme de baunilha. Todas as tortas de frutas podem ser congeladas.
Dica para abrir massa de torta: Ao invés de abrir em mesa enfarinhada, eu estico um pedaço de plástico filme sobre a mesa, coloco metade da massa, cubro com outro pedaço de plástico filme e abro a masa com o rolo. Para colocar na forma, é só retirar o plástico filme que cobre a massa, retiarar a massa da mesa pelo plástico filme que está em baixo, virar na forma, alisar bem o plástico filme e puxá-lo, depois que a massa estiver bem colocada na forma. O mesmo para a cobertura. Super prático, não é?
Rendimento da massa: Esta receita da massa para torta dá para 2 tortas de 22,5 cm de diâmetro ou para 1 torta grande coberta ou 24 forminhas fundas para empadas ou 48 forminhas rasas para tortinhas.
Massa:
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara + 2 colheres (sopa) de manteiga bem gelada (240g)
6 colheres (sopa) de água gelada, aproximadamente
1. Coloque a farinha de trigo numa tigela, corte a manteiga gelada em pedacinhos e adicione-os à farinha de trigo.
2. Esfregue os pedacinhos de manteiga entre as pontas dos dedos das mãos ou use 2 facas, cortando até que a mistura tenha aparência de migalhas de pão fresco.
3. Adicione a água aos poucos, mexendo com uma faca de ponta redonda, até que a mistura comece a formar pelotas.
4. Recolha-as com uma das mãos e vá amassando leve e rapidamente por alguns segundos, ou o suficiente para obter uma massa homogênea.
5. Embrulhe a massa em papel manteiga, sem apertar, e leve à geladeira por 15 minutos, ou embrulhe-a em saquinho plástico e conserve-a na geladeira por até 2 dias.
Enquanto a massa está na geladeira, prepare o recheio:
Numa tiegla pequena, misture:
De 2/3 a 3/4 de xícara de açúcar (fica a seu gosto)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de casca de limão ralada
1 ou 2 colheres (chá) de suco de limão
Reserve.
Separe:
900 g de maçãs ácidas, descascadas, sem sementes e cortadas em fatias
1 colher (sopa) de manteiga (20g) dividida em pedacinhos
leite para pincelar a torta
1. Retire a massa da geladeira e siga as dicas para abrir a massa e colocá-la na forma para torta.
2. Arrume metade das maçãs sobre a massa da torta, salpique por cima metade da mistura de açúcar e repita estas duas camadas.
3. Coloque por cima os pedacinhos de manteiga. Ligue o forno (220°C).
4. Abra a massa restante e, usando um cortador de biscoitos, recorte-a formando uma decoração. Se não quiser recortar um desenho, faça cortes com a faca, as aberturas são necessárias para a saída do vapor. Arrume a massa sobre o recheio e apare à volta.
5. Dobre a massa excedente para baixo, pincele-a ligeiramente com leite, excluindo a borda. Asse por 35 a 40 minutos ou até que a massa fique dourada.
Talvez você esteja perguntando se tem, mesmo, que descascar, as maçãs... eu já perguntei e testei. A torta ficou deliciosa com a casca da maçã, o único problema é que a casca produziu um líquido que aumentou o tempo no forno para 3 horas!!! Formou um tipo de geléia e ficou muito bom, mas a espera foi loooonnnga! Imagine toda a família esperando pela torta que não ficava pronta...
Mas a espera valeu a pena!
Sempre vale!!

Faça e conte-nos como foi!!
Lembre-se de compartilhar nosso blog com seus amigos!
Registre-se e receba as novidades no seu e-mail!
Ah!! Não jogue as cascas da maçã fora, elas rendem um delicioso e saudável chá que auxilia na perda de peso. Veja a receita do chá e as curiosidades sobre a maçã aqui!
Mais uma dica: Minha filha ama torta de maçã com creme de baunilha, confira a receita do creme e deixe sua sobremesa ainda mais deliciosa!
Até a próxima!
Comments