Esfiha - A Pequena do Oriente que É Amada no Ocidente
- Jane Lúcia M. S. Cabral
- 29 de set. de 2017
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de jan. de 2024
É difícil encontrar alguém que não goste de esfiha, em nossa casa, amamos. Amamos, principalmente, a que fazemos. A esfiha é ótima para levar em viagens e passeios, pois é fácil de carregar e alimenta bem. Este era o lanche preferido para levar nas viagens, meus filhos amavam... e ainda amam!
Conhecida como um prato típico árabe, a esfiha foi desenvolvida na Síria e difundida pelo Líbano; depois, para outros países de língua árabe e também no Ocidente. Sua massa tradicional é a mesma que a do pão, contudo, em decorrência da difusão do prato, a massa passou a ser preparada com outros ingredientes específicos de outras regiões. Em relação ao seu formato, a esfiha pode ser aberta ou fechada. O recheio pode ser de carne bovina, carne de carneiro, queijo, coalhada ou verduras temperadas. Depois de recheada, é assada ao forno.
A esfiha chegou ao Brasil com os imigrantes árabes (sírio-libaneses) entre os séculos XIX e XX. (Fonte: História na Cozinha)
Muitos consideram a “pizza” italiana como derivada da esfiha.
Uma história relacionada à cozinha do Oriente Médio Antigo conta que os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola no pão, em forma de disco (pão sírio) no que seria o antecessor da esfiha.Com o advento das Cruzadas, essa prática chegou à Itália, pelo porto de Nápoles. Lá, os italianos substituíram a carne por queijo e, mais tarde, adicionaram o tomate. Daí nasceu a pizza. (Fonte: PUC SP Maturidades)
A beleza de fazer a esfiha em casa é que escolhemos o recheio. Minha favorita é de cachorro-quente, isso mesmo, cachorro-quente! Nós fatiamos as salsichas finamente ou as picamos e acrescentamos um pouco de molho de tomate, o suficiente para dar liga, sem ficar escorrendo, para não danificar a massa. Esta é a que mais eu levava para as viagens!
A segunda favorita é de carne, faço um refogado com cebola, alho e tomate picado, tempero com sal, pimenta-do-reino, uma pitada de canela, que os filhos não gostam muito, por isso é só uma pitada mesmo. A Kimberly acrescenta curry, a Carol tira a pimenta... Na verdade, o recheio é a gosto da família!
Meus filhos gostam muito de fazer esfiha de queijo com orégano, também.
Sempre o recheio acaba e a massa sobra, é quando fazemos esfihas doces! Damos um formato arredondado para não serem confundidas com as salgadas. Hoje, fizemos de maçã com canela e doce leite - ficou deliciosa! É só misturar os três e rechear. Às vezes, fazemos de chocolate, de banana com canela... depende do que temos à mão e da vontade do dia.
Esta receita que estou compartilhando é a nossa favorita. Já experimentamos várias massas, esta é a que ficou no nosso livro de favoritos! Espero que goste!
Coloque numa tigela:
700 g de farinha de trigo
200 ml de óleo ou azeite
300 ml de água
1 colher (sopa) de fermento de pão
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
Misture tudo e sove bem, até que a massa não grude mais na mão - nós batemos na batedeira, é mais prático e mais rápido.
O curioso desta massa é que, embora seja feita com fermento de pão, ela não descansa para crescer. Após a massa estar sovada, é hora de preparar as esfihas. Já ligue o forno, para ir aquecendo, à 220°C, e prepare as assadeiras. As minhas são de Teflon, não precisam ser untadas. Lembre-se que o recheio tem que estar frio.
Se quiser as esfihas todas do mesmo tamanho, separe a massa em bolinhas iguais. Abra a massa na palma da mão, coloque o recheio e feche, unindo dois lados e fechando com um terceiro lado, para formar um triângulo. Pincele com ovo batido e leve ao forno para assar. Quando estiverem prontas, coloque-as sobre uma grade, para esfriarem.
E suas deliciosas esfihas estão prontas! Podem ser congeladas por até 3 meses.
Experimente e conte-me como foi. Seria ótimo ver a foto das suas esfihas aqui, no blog.
Compartilhe com seus amigos, todos merecem ter esta delícia à mesa!
Se ainda não faz parte de nosso blog, está convidado a fazer, é só colocar seu e-mail aqui!
Comments