Casa Arrumada - Quem Quer Isso?
- Jane Lúcia M. S. Cabral
- 14 de set. de 2017
- 3 min de leitura
Quando comecei a formar minha família, montei minha casa com móveis à prova de crianças: sofás de couro, para limpar qualquer coisa que caísse neles - e caíam muitas e muitas coisas - cadeiras de madeira, para limpar fácil sempre que fosse derramada comida ou líquidos sobre elas, tapete só no inverno, porque o piso era frio, e era um piso que suportava tudo, mesmo as crianças brincando de skate, roller ou patinete, nos dias de chuva, e, é claro, a tinta das paredes era lavável. Tudo isso para que eu não ficasse o tempo todo restringindo os pequenos, "não suba aí, não sente aí, não coma aí, não brinque aí"... Casa é para ser usada, então, é só ter os móveis certos que tudo dá certo.

Naqueles dias, com 5 crianças pequenas correndo pela casa e bagunçando tudo, eu pensava, "isso vai passar, eles vão crescer e a casa permanecerá limpa e organizada o tempo todo, é só uma fase" e, em seguida, eu pensava, "será que quero, mesmo, uma casa arrumada?".

Não me entendam mal, não estou dizendo que devemos viver na bagunça, mesmo com meus pequenos, minha casa sempre foi organizada - um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar... sempre que possível. A bagunça a que me refiro é aquela da diversão que só os pequenos sabem fazer.
Bem, como eu dizia, a fase da bagunça passou, as crianças cresceram, a casa fica impecavelmente arrumada todos os dias, o dia inteiro e, como eu já sabia, casa arrumada não é a melhor coisa do mundo, significa que não tem crianças brincando.
Meus netos vieram visitar-me - eles têm 2 e 3 anos - minha casa arrumada virou uma bagunça - brinquedos por todos os lados, crianças correndo por toda a casa, os móveis já não são à prova de crianças, sofás e cadeiras de tecido ficaram melados, o silêncio da casa existia só na hora em que eles dormiam e eu fiquei pensando, como alguém vive feliz numa casa arrumada e silenciosa todo tempo? As gargalhadas constantes dos bebês me fizeram lembrar porque eu não era estressada quando tinha 5 crianças em casa.
É bom ter casa arrumada? É claro, mas ter uma casa bagunçada com crianças correndo e rindo todo tempo é muito melhor.
Para os que têm o privilégio de viver nesse tipo de casa bagunçada - desfrutem! Não se estressem porque a visita chegou de repente e encontrou a sala com crianças brincando com seus brinquedos; tenham móveis apropriados para que seus filhos tenham liberdade de usar a sala, a cozinha, o quarto, a casa inteira! Corram com seus filhos, riam com seus filhos, brinquem com seus filhos, organizem seu tempo de modo a ter tempo para desfrutar da companhia deles - enquanto isso é possível.

Não tenha pressa de mandá-los para a escola - não há nada que a escola possa ensinar a nossos pequenos que não seria melhor ensinado pela mãe, no aconchego do lar e na companhia dos irmãos e há muito que a mãe pode ensinar que a escola não pode! O tempo com os pequenos é um tempo pequeno - acredite-me!
Logo eles crescem, chegam à idade de ir para a escola, começam seus compromissos e o tempo de brincar, correr e rir vai diminuindo, as gargalhadas vão parando e a casa começa a ficar arrumada - é quando vemos que a parte divertida, que antes era o tempo todo, se restringiu a feriados e férias e fins de semana - o que ainda é muito bom e precisa ser bem aproveitado.
A casa, eventualmente, ficará arrumada, bem arrumada, por isso, desfrute do tempo em que seus pequenos a desarrumam com suas gargalhadas e brincadeiras sem fim, é uma fase - mas é a melhor fase!!
Comentarios