top of page

Nhoque de Batatas com Molho Aromático - Descubra os Segredos para um Nhoque Leve, Macio e Delicioso

  • Jane Lúcia M. S. Cabral
  • 31 de ago. de 2017
  • 3 min de leitura

A Delícia do Dia, aqui em casa, foi este maravilhoso nhoque de batatas com este molho aromático delicioso. Esse molho serve para qualquer tipo de massa e é fácil de fazer. Eu não tinha o creme de leite fresco, então, usei o de latinha. Quando fazemos esta substituição, é claro que temos que ter o cuidado de não deixar o creme de leite fervendo, pois só o fresco aguenta fervura sem talhar, por isso, é só acrescentar na receita , misturar e tirar do fogo... bem... talvez eu tenha fervido o meu... mas ficou delicioso! Agora, se não quiser colocar o creme de leite, não tem problema, o molho é perfeito com ou sem, fica a seu gosto!

Nhoque de batatas, bem feitinho, é um dos meus pratos favoritos! Por que bem feitinho? Porque algums levam tanta farinha de trigo na preparação que ficam duros e com mais gosto de trigo do que de batata. Nhoque tem que ser macio e com gosto de batata, concorda? É neste ponto que sai a pergunta: Mas sem trigo, vai desmanchar, não vai?

Por isso, nossa Delícia do Dia vai revelar os segredos para um nhoque fofinho, leve e que não desmancha!

Mãos à massa!

NHOQUE DE BATATAS

1 kg de batatas

1 ovo

50 g de queijo ralado

100 a 200 g de farinha de trigo

Sal

1ª Dica: Descasque as batatas, corte-as, coloque-as num saco plástico próprio para microondas, faça furos para a saída do ar e cozinhe-as no microondas. Não tem este plástico? Coloque-as num refratário, cubra, deixando uma saída de ar e cozinhe-as. Por não serem cozidas na água, precisarão muito menos farinha de trigo!

2ª Dica: Amasse as batatas e deixe-as esfriar bem.

Agora que as batatas estão preparadas, é só juntar o restante dos ingredientes!

3ª Dica: A massa deve ser misturada com as mãos - com cuidado para não sovar! Misture com as pontas dos dedos.

4ª Dica: A quantidade de farinha de trigo depende do tipo da batata. Eu usei apenas 100 g para dar o ponto da massa. Das 200 g que eu tinha separado, usei mais 50 g para enfarinhar a mesa para enrolar a massa.

5ª Dica: O ponto certo: Ao enrolar na mão, não gruda.

6ª Dica: 3 panelas: 1 com água salgada fervente, outra com água com gelo e a outra para escorrer massa - o escorredor de macarrão.

Enfarinhe uma superfície lisa e bem limpa.

Enrole porções de massa e corte em pedacinhos.

7ª Dica: Coloque porções dos pedacinhos de massa na água fervente, quando flutuarem, estão prontos, Retire-os com a escumadeira, passe-os para a água gelada e deixe um pouquinho, para interromper o cozimento, de lá, passe-os para o escorredor.

Agora, decida como vai aquecer seus nhoques para servi-los quentes.

Eu resolvi salteá-los na manteiga.

Vamos para o molho do dia! Lembrando que eu fiz metade da receita e deu a porção que está na foto! Mas, como amo cebola, usei uma cebola média inteira.

2 dentes de alho

1 cebola

1/2 xícara de azeite

1 ramo pequeno de alecrim

1 ramo pequeno de sálvia

1 maço de salsa

1 colher (chá) de orégano

1/2 kg de tomates sem pele e sem sementes

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1/2 l de creme de leite fresco

1. Pique o alho e a cebola bem miudinho e leve ao fogo numa frigideira grande com azeite.

2. Pique o alecrim, a sálvia e a salsa e acrescente à frigideira, junto com o orégano. Mexa bem e refogue por alguns minutos em fogo baixo.

3. Bata o tomate no liquidificador ou processador e despeje na frigideira. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Cozinhe por, mais ou menos, 15 minutos.

4. Acrescente o creme de leite, misture bem e misture por mais alguns minutos, até que o molho engrosse um pouco. Sirva em seguida!

LENDA DO NHOQUE DA FORTUNA

A tradição diz que São Pantaleão, no dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, ele bateu à porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o nhoque com o homem, cabendo a cada um sete massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e foi embora. Ao recolherem os pratos, viram que embaixo de cada um havia dinheiro.

Por isso, todo dia 29 é o dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do ritual de colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé e fazer um pedido para cada um deles.

Gostou? Faça e compartilhe, afinal, é sobre compartilhar que este site trata!

Lembre-se de inscrever-se para receber as atualizações do blog! Já, as atualizações do site, tem que entrar a cada semana e ver as novidades!

Até mais!

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page