Waffles de Fubá - Aprenda a Fazer um Delicioso e Nutritivo Waffle
- Jane Lúcia M. S. Cabral
- 24 de ago. de 2017
- 3 min de leitura
Waffle - primeira dica, sua pronúncia é /uófol/ - veio da criação belga conhecida como Gofre de Liège, que não gosta de ser confundida com a waffle tipo americana, teve sua origem na cidade de Liège, no século XVIII. Ela foi inventada pelo cozinheiro chefe do Príncipe de Liège, daí deriva-se o nome “Gofre de Liège”. Esta gofre é famosa pelo aroma de baunilha e o sabor do caramelo obtidos durante o processo de cozimento.
Esta receita foi muito apreciada e acabou espalhada por toda a Europa, chegando aos Estados Unidos, sofrendo algumas adaptações e recebendo o nome de Waffle. Waffles fazem parte da família das panquecas e crepes. Os ingredientes são, em geral, os mesmos, para os três, as quantidades e formas de preparo é que fazem a diferença.

No caso dos Waffles, o resultado é um “pãozinho” com aparência de biscoito e com aquela típica forma quadriculada com furinhos, ideais para receber diferentes tipos de coberturas.
São perfeitos para o desjejum, lanche da tarde ou, até, para o jantar. Podem ser servidos com ovos, bacon, requeijão, queijos e, na versão doce, com geléias, mel, cremes, nutella, frutas e o que mais desejar.

Dicas:
1. Onde assá-los: Os waffles são feitos em máquinas de waffle, que funcionam com o a sanduicheira, mas têm o formato quadriculado e controle de temperatura. É sempre bom ver a qualidade de sua máquina para waffles. A minha tem controle de temperatura, mas eu sempre uso no máximo, para ser mais rápido, sempre dá certo.

2. Untar: Também é importante untá-la, antes de fazer o primeiro waffle, para que eles não grudem. Pode pincelar óleo ou manteiga derretida ou usar o óleo em spray.

3. Deixe a máquina esquentar bem, antes de começar a assá-los.

4. Porção: Meu filho me ensinou que devemos colocar uma porção de massa no centro da máquina de waffle e fechar, que ela se espalha e não vai vazar.

5. Ponto: Com uma americana, aprendi que o ele está pronto depois que sai toda a fumaça - sim, porque ele solta bastante vapor, quando o vapor diminui (ou a fumaça), está pronto.

6. Retirá-lo da máquina: Para retirá-lo, é melhor usar um pegador de silicone, para não arranhar seu aparelho, ou um pegador normal, com bastante cuidado. Levante as bordas e ele solta facilmente. Eu gosto de por sobre uma grade, como faço com as cookies, para não suarem.

A receita de hoje, é de origem brasileira. Muito prática, rápida e fácil de fazer, tem um sabor delicioso.

A receita é saudável, mas eu troco o óleo de girassol por óleo de coco e o açúcar por açúcar de coco e deixo a receita ainda mais saudável. É claro que isso dá um ar de coco, mas fica muito bom. Se faço no sabor coco, eu dispenso a baunilha. Sei o que está pensando, não tem nada a ver com o waffle americano ou belga, sim, porque é o waffle brasileiro! Mas, para muitas receitas de waffle, entre em meu Pinterest e vai achar receitas variadas!
Esta receita é pequena, dá uns 6 waffles, dependendo do tamanho, mas é suficiente para 2 pessoas. Para mais pessoas, é só ir dobrando os ingredientes. Se sobrar, é só congelar!
Para a receita de hoje, você vai precisar:

1/2 xícara de fubá
1/2 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de óleo
1/2 xícara de leite
1 ovo
Misture tudo com um fouet e siga as dicas acima!






Faça e conte-me como foi! Poste sua foto aqui e compartilhe a receita com todos!
Comments