Bondade - O Que Ela Pode Fazer?
- Jane Lúcia M. S. Cabral
- 14 de ago. de 2017
- 3 min de leitura
Semana começando e eu estava pensando sobre o que poderia tornar esta semana melhor, o que poderia tornar esta semana mais "chocolate quente com marshmallow" e uma palavra me veio à mente: bondade.
Como seria a semana de todos, se todos escolhessem agir com bondade, todos os dias da semana?
Como seria para os que batem portas para oferecer seus serviços ou pregar o evangelho se as pessoas os tratassem com bondade?
Como seria para os pacientes se os médicos e enfermeiros os tratassem com bondade? Como seria para os médicos e enfermeiros se os pacientes os tratassem com bondade?
Como seria para os encarceirados se os carcereiros os tratassem com bondade e, esses, fossem tratados com bondade?
Como seria para os filhos se, todos os dias, os pais os tratassem com bondade? Como seria para os pais e avós, se todos os dias fossem tratados com bondade?
Mudaria o clima no local de trabalho, se patrões, funcionários e clientes tratassem uns aos outros com bondade?
O que mudaria na sua semana se você tratasse todas as pessoas a quem serve ou que lhe servem com bondade?

Afinal, o que é bondade? Disse, em seu discurso "A Virtude da Bondade", Joseph B. Wirthlin, do Quórum dos Doze Apóstolos:
"A bondade é como as pessoas com atributos cristãos tratam o próximo."
"A bondade é a essência da grandeza do espírito e a característica fundamental dos homens e mulheres mais nobres que já tive a oportunidade de conhecer. A bondade é a chave que abre portas e molda os bons amigos. Ela suaviza corações e molda os relacionamentos que podem perdurar a vida toda."
Num mundo no qual estamos prontos a criticar tudo e todos e a julgar as pessoas segundo os nossos próprios padrões, podemos trocar as críticas por elogios sinceros - sempre podemos encontrar algo bom em alguém e em suas atitudes.
A bondade nunca deve começar pelos outros, sempre deve começar por nós.
"Quando estamos com o coração cheio de bondade, não somos críticos. O Salvador ensinou: “Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; soltai e soltar-vos-ão”. Ele ensinou também que: “com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós”.
“Mas”, você pode perguntar, “e se as pessoas forem rudes?”Ame-as.
“Se elas forem muito irritantes?”Ame-as.
“Mas, se elas forem ofensivas? Certamente nesse caso, eu tenho que fazer alguma coisa?”. Ame-as.
“Se pecaram?”. A resposta é a mesma. Seja bondoso. Ame-as." (Joseph B. Wirthlin)
A bondade deve permear todas as nossas palavras e ações em todos os lugares em que nos encontremos, principalmente no lar! Às vezes, achamos mais fácil demonstrar bondade a estranhos do que em nosso lar, com nossa família. Se não praticamos bondade no lar, certamente não a praticaremos fora, porque ela não fará parte de nós. É no lar, com nossos familiares, que desenvolvemos bondade.

Presidente Thomas S. Monson: "Irmãos, examinemos nossa vida e decidamos seguir o exemplo do Salvador, demonstrando bondade, amor e caridade. E assim fazendo, estaremos em melhor condição de invocar os poderes do céu para nós mesmos, para nossa família e para nossos companheiros de viagem nesta jornada, por vezes difícil, de volta a nosso lar celestial." (Bondade, Caridade e Amor).
Então, esta semana, sorria mais, cante mais, elogie mais, use mais as palavras-chave "por favor, com licença, obrigado", seja mais gentil, trate melhor as pessoas que o servem, que o atendem, que lhe prestam serviço.
Vamos encher o mundo com bondade e a bondade acabará voltando para nós!


Comments