top of page

Como Manter um Diário e Escrever Sua História Pessoal

  • Jane Lúcia M. S. Cabral
  • 2 de ago. de 2017
  • 3 min de leitura

Sei que é fácil começar um diário, mas é difícil mantê-lo! Sempre aparecem as perguntas: o que vou escrever, minha vida é monótona, todos os dias são iguais e assim vai... Só quando paramos para escrever é que vemos que nossa vida não é tão monótona e que em cada dia acontece algo.

Já escrevi um artigo sobre diário pessoal e a importância de escrever nossos sentimentos - porque eles mudam o tempo todo - lembra-se? Está aqui, no blog, "Dipario Pessoal - Como Faço Para Torná-lo Significativo", dá uma olhadinha. Este artigo é a 2ª parte!

ESCREVER UM DIÁRIO PESSOAL

Seus anos de preparação serão cheios de novas experiências e mudanças. Anote sua história, seus pensamentos e sentimentos num diário pessoal. O presidente Spencer W. Kimball disse:

“O seu diário é sua autobiografia, portanto deve ser mantido cuidadosamente. Você é único, e pode haver incidentes em suas experiências que são mais nobres e louváveis a seu modo do que aqueles registrados em qualquer outra vida... Sua história deve ser escrita agora, enquanto é recente e enquanto os detalhes verdadeiros estão disponíveis.

O que de melhor vocês poderiam fazer por seus filhos e pelos filhos de seus filhos, do que escrever a história de sua vida, seus triunfos sobre a adversidade, sua recuperação depois de uma queda, seu progresso, quando tudo parecia sem esperança, sua alegria, quando finalmente vocês conseguiram superar seus problemas?

Parte do que vocês escreverem poderá ser datas e lugares monótonos, mas também haverá ricas passagens que serão citadas por sua posteridade. Tomem um caderno, meus jovens, um diário que dure toda a vida, e talvez os anjos o citem na eternidade. Comecem hoje e escrevam nele suas idas e vindas, seus pensamentos mais íntimos, suas realizações e fracassos, suas amizades e seus triunfos, suas impressões e seus testemunhos.

Ao olhar para trás, ocasionalmente, e ler o que escreveram, vocês serão capazes de ver e avaliar o progresso que fizeram, dando-lhes incentivo para enfrentar novos desafios."

DIÁRIO PESSOAL

Um diário pessoal contém anotações diárias e semanais daquilo que se passa agora. Ele deve ser um instrumento que lhe ajude a fazer um registro das experiências importantes que tiver. O seguinte pode ser incluído em um diário pessoal

1. Maneiras com que você enfrenta os desafios da vida diária.

2. Experiências do trabalho.

3 .Relacionamento com pessoas.

4. Avaliação dos seus atos (corretos ou incorretos).

5. Dificuldades que supera e esforços para obter êxito.

6. Problemas e a maneira que os resolve.

7. Uma descrição real da sua maneira de ser.

8. Momentos de inspiraçãoRelatos acerca de sua fé.

9. Triunfo sobre a adversidadeProgresso alcançado.

10. Seus pensamentos.

11. Seu testemunho.

O Presidente Spencer W. Kimball disse o seguinte:

“... Incentivamos nossos jovens a começar hoje mesmo a escrever e manter um registro de todos os aspectos de sua vida e da vida de seus antepassados, caso seus pais dispendam tempo mantendo um registro similar de sua própria vida... Consigam um livrinho de notas, meus queridos jovens, um diário que durará por todos os tempos, e que deles os anjos citem por toda a eternidade”.

COMO FAZER?

1. Relate os acontecimentos de um modo simples e direto, mas também compartilhe qualquer informação apropriada e aqueles sentimentos que poderão ajudar o leitor futuro a compreender mais a fundo o incidente.

2. Adicione fotografias, poemas, programas e outras ilustrações que acompanham o relato. Assegure-se de identificar tudo com datas e nomes completos.

3. Trate de estabelecer um horário regular para escrever em seu diário todos os dias ou semanalmente, como por exemplo aos domingos, após as reuniões da igreja.

4. Se algo importante lhe acontecer e não tiver tempo suficiente para anotar o evento, faça diversas anotações em outra folha de papel, colocando-a dentro do diário. Dessa forma se lembrará dos detalhes quando tiver mais tempo.

O QUE FAZER?

1. Organizar-se.

2. Começar a colecionar.

3. Anotar tudo em um calendário.

4. Conseguir todo o material necessário (folhas genealógicas, livro de lembrança, papel, cola, canetas, papel para anotação, cartões, etc).

5. Compre um diário. Não precisa ser caro. Pode ser um arquivo velho com argolas, forrado com uma capa atrativa.

6. Guarde papéis e informações importantes (recortes de jornais, prêmios escolares e da igreja, honras e realizações, etc.; um registro dos chamados e atividades na igreja) 7. Consiga cópias de documentos e certificados valiosos (bênçãos, certificado de batismo, certidões de nascimento, casamento, bênção patriarcal).

8. Guarde fotografias, gravações, cartas, etc.

Fonte: Compilado do artigo “The Angels May Quote From It”, pelo presidente Spencer W. Kimball, New Era, outubro, 1975

COMECE E DIVIRTA-SE!

AJUDE OS OUTROS A COMEÇAR!!!

LEMBRE-SE QUE VOCÊ PODE MANTER UM DIÁRIO NO SEU FAMILYSEARCH.ORG

Comments


bottom of page