top of page

5 Maneiras para Ser Melhores Pais

  • Foto do escritor: jlmscabral
    jlmscabral
  • 15 de mar. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 9 de jan. de 2024



É impressionante a mudança que acontece quando um pequenino bebê entra em nossa vida. Como mães, assim que sentimos a presença de um novo ser dentro de nós, tudo muda. Já para o pai, essa mudança acontece quando ele segura pela primeira vez o pequeno bebê em seus braços. Este é um momento mágico! Um ser tão minúsculo, delicado e desprotegido desperta no pai, imediatamente, o sentimento e a urgência de cuidar, nutrir e proteger aquele pequeno ser. Palavras não conseguem descrever o sentimento que o pai tem, naquele momento. Por mais que ele tente expressar seus sentimentos em palavras, não consegue. Mas é só observar a maneira como olha para o bebê, como sorri, como o segura e como comemora a sua chegada e podemos entender e sentir o que está acontecendo, palavras são desnecessárias.



Noites sem dormir, cansaço, nada incomoda os pais, pois basta o bebê dar um leve sorriso e tudo é esquecido. À medida que o bebê cresce, a preocupação em ser melhores pais cresce igualmente. A verdade é que não conseguiremos ser pais perfeitos, mas podemos esforçar-nos por aprender a ser melhores. Se houver a preocupação genuína em aprender para ser melhor, já seremos melhores. Aqui há 5 maneiras que farão a diferença na criação dos filhos. Se for difícil colocar todas em prática, trabalhem uma a cada semana, até que estes comportamentos façam parte de vocês dois durante cada fase de crescimento de seus filhos. Estas maneiras, quando aplicadas desde a tenra infância, ajudam a criança a entender como a família funciona e desenvolve a confiança de que, aconteça o que acontecer, ela já sabe o que esperar e isto lhe dará a sensação de segurança, pois sabe que pode confiar em seus pais, quer ela tenha feito uma boa escolha, quer tenha feito uma má escolha, haverá consequências, amor e perdão para a má escolha ou reconhecimento para a boa escolha .


1. Comunique-se abertamente

Estabeleça uma comunicação aberta e amorosa com seus filhos. Tente seguir o exemplo de seu Pai Celestial, que sempre dá boas-vindas aos pensamentos, preocupações e gratidão de Seus filhos. Ouça atentamente o que seus filhos têm a dizer e ofereça um feedback atencioso.


Elimine distrações enquanto seus filhos estão falando com você. Pergunte a seus filhos como estão se sentindo e tente estabelecer uma conversa aberta em que se sintam à vontade para falar sobre seus pensamentos e opiniões.


As crianças precisam sentir-se seguras ao trazer à tona, tanto questões cotidianas, quanto tópicos difíceis de falar, como namoro, pornografia, álcool, sexo, dinheiro e assim por diante.



2. Convide o Espírito para sua casa

Os pais têm a responsabilidade de cuidar do aprendizado espiritual de seus filhos. Leiam alguns versículos do Livro de Mórmon ou da Bíblia juntos todas as noites. Falem sobre o que aprenderam nas escrituras e perguntem a seus filhos o que eles acham. O estudo das escrituras em família pode ajudá-los a saber como buscar e receber orientação por conta própria.


A oração ajudará seus filhos a desenvolver fé, reconhecer a influência do Espírito Santo e saber que sempre podem recorrer a Deus em busca de ajuda, conforto e força. Ore regularmente em família e incentive seus filhos a orar por conta própria também.



3. Ensine seus filhos a fazer boas escolhas


A Bíblia dá uma bela promessa: “Instrui a criança no caminho em que deve andar, e quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22: 6). Então, qual é o caminho que uma criança deve seguir?


Estabeleça regras e expectativas familiares. Peça a opinião de seus filhos ao definir recompensas para o comportamento positivo e as consequências do comportamento negativo. Ensine-lhes por que você está estabelecendo essas diretrizes. Em seguida, seja consistente em realizá-los.


Seus filhos estão observando você o tempo todo. A maneira como você vive sua vida será a lição mais poderosa que já ensinou a eles. Seja um bom modelo. Mostre-lhes como você gostaria que eles se comportassem, comportando-se.



4. Deixe seus filhos resolverem seus próprios problemas


Ajude seus filhos a aprender e crescer, ensinando-os a tomar boas decisões. Quando as consequências são pequenas, dê a seus filhos a chance de escolher por si mesmos. Pode ser difícil permitir que seus filhos tomem as rédeas, mas deixe-os aprender com a experiência. Resista ao impulso de ajudar e deixe seus filhos cometerem os próprios erros. Então, você pode ajudá-los, com amor, a aprender com seus erros.


Faça perguntas que os ajudem a tirar suas próprias conclusões sobre a escolha que devem fazer. Por exemplo, se eles querem assistir a um filme que não atende aos padrões de sua família, você pode fazer perguntas como: “O que você acha desse filme? Por que você acha que é restrito para crianças? ”.


Quando seu filho fizer uma escolha errada, seja consistente com as consequências da sua família, mas transforme-o em um momento de ensino. Ajude seu filho a identificar o que aconteceu, analise o que contribuiu para o resultado e discuta o que ele poderia fazer melhor na próxima vez.



5. Mostre amor aos seus filhos - não importa o que aconteça


Uma das histórias mais instrutivas de pais, na Bíblia, é a história do filho pródigo. Um filho adulto jovem recusou o conselho de seu pai, quebrou os mandamentos e perdeu toda a sua herança por causa de suas decisões erradas. Esse pai ensinou seu filho, o criou com fé e, então, deixou-o tomar suas próprias decisões e enfrentar suas próprias consequências. Mas, no final, quando seu filho voltou para ele, o pai o recebeu com amor e de braços abertos (ver Lucas 15: 11–24). Esta história mostra o amor infinito que um pai tem por um filho - como o amor infinito que seu Pai Celestial tem por você. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode mostrar seu amor por seus filhos.


  • Faça com que seus filhos saibam que são importantes para você e para o Pai Celestial.

  • Reforce as boas decisões que seus filhos tomam.

  • Elogie seu trabalho árduo.

  • Elogie seus pontos fortes e incentive-os nas áreas em que ainda não são tão fortes.

  • Ajude-os a aprender que, como filhos de Deus, seu potencial é infinito.


Certifique-se de que sua família esteja em primeiro lugar. Embora muitas coisas possam atrapalhar, certifique-se de que as necessidades de seus filhos sejam sempre uma prioridade. Jesus deu um grande exemplo quando disse: “Deixa [ou“ permite ”] as crianças, e não as impeças de virem a mim” (Mateus 19:14).


Agora, é só ir para a prática!

Parece fácil? Sei que não é, mas todo esforço será bem recompensado!

Torne seu lar tão aconchegante e feliz quanto uma xícara de chocolate quente com marshmallow!


Comments


bottom of page