Como Posso Lidar com a Perda de um Ente Querido?
- jlmscabral
- 21 de mar. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 9 de jan. de 2024
Logo depois que nasci, minha avó materna faleceu. Meu avô materno falecera antes de eu nascer, meus avós paternos, também. Sim, triste ter uma infância sem avós. Perder entes queridos tem feito parte da minha vida desde minha infância. Todos os meus tios já se foram, também alguns primos, alguns amigos. Meu pai faleceu quando eu tinha 9 anos de idade. Ele sabia que partiria antes de ver-me ser adulta, por isso, aproveitou cada minuto para estar comigo e ensinar-me o propósito da vida e como nossa família poderia ser eterna. Ele sempre dizia para eu não chorar quando ele morresse, porque a separação seria só por um momento, depois, estaríamos reunidos novamente.
Mas não é fácil não chorar, não é mesmo? De vez em quando, dá saudades, choro e sigo em frente, vivendo a vida com alegria, esperando o dia do reencontro. Confiar em Deus tem sido minha força.
A dor que acompanha a perda de um ente querido é tão inevitável quanto a própria morte. O luto é um processo doloroso, mas confiar em Deus pode ajudar a superá-lo. Aqui estão quatro maneiras pelas quais a fé pode ajudar-lhe a lidar com o sofrimento:
1. Permita-se sofrer

Dor. Tristeza. Raiva. Entorpecimento. Todos esses são sentimentos naturais que temos quando estamos lidando com a perda de um ente querido. Nenhum desses sentimentos é errado ou infiel. Experimentar as emoções que vêm com a dor faz parte do ser humano.
“Para cada coisa há um tempo”, explica a Bíblia. “Uma hora para nascer e uma hora para morrer ... uma hora para chorar e uma hora para rir; tempo para lamentar e tempo para dançar ”(Eclesiastes 3: 1-2, 4). Saber que a morte e o luto são necessários pode não amenizar a dor, mas pode tornar a felicidade mais doce em sua estação. O luto não é uma fraqueza, imperfeição ou sinal de transgressão. É uma parte necessária da mortalidade.
2. Expresse seus sentimentos
Deus sabe que você experimentará tristeza nesta vida, mas não foi feito para passar por isso sozinho. Ele quer que você busque conforto. “Bem-aventurados os que choram”, ensinou Jesus, “porque eles serão consolados” (Mateus 5: 4). Confiar em Deus e nos outros pode aliviar sua tristeza e dar-lhe apoio.
Expresse sua dor a Deus
Antes de Jesus ressuscitar Lázaro dos mortos, Ele orou a Deus, Seu Pai, por força e orientação. Derrame sua alma a Deus em oração. Ele lhe ajudará a sentir Sua paz e amor.
Expresse sua dor aos amigos
Quando Lázaro, um amigo de Jesus, adoeceu e morreu, a comunidade foi até suas irmãs, Marta e Maria, “para consolá-las” (João 11:19). Aceite o serviço e os ouvidos atentos das pessoas ao seu redor que desejam ajudar. Quando estiver pronto, é importante que você compartilhe sua perda, sua dor e sua raiva. Marta expressou sua frustração por Jesus estar ausente quando Lázaro morreu. Jesus mostrou Seu amor por ela e chorou com ela.
Faça perguntas e procure respostas
Lidar com a morte pode aproximar-nos de Deus, mas também pode fazer-nos questionar Seu plano. Podemos levar nossas perguntas a Deus em oração. Foi-nos prometido: “Pedi e ser-vos-á dado” (Mateus 7: 7).

Nas sagradas escrituras, Deus fornece respostas a muitas perguntas difíceis sobre a vida e a morte. Aqui estão algumas perguntas que você pode ter, junto com as respostas encontradas na Bíblia Sagrada e no Livro de Mórmon:
A incerteza da morte pode aumentar a tristeza. Mas Jó respondeu a esta pergunta com confiança: “Ainda que ... este corpo [seja destruído], na minha carne verei a Deus” (Jó 19:26). Por causa da Ressurreição de Jesus, “em Cristo todos serão vivificados” (1 Coríntios 15:22).
A morte é a separação do corpo e do espírito de uma pessoa. Após a morte, o corpo físico retorna à terra, mas, e o espírito? O Livro de Mórmon explica que “os espíritos de todos os homens, sejam eles bons ou maus, são levados para casa, para aquele Deus que lhes deu a vida” (Alma 40:11). Todos os espíritos se reunirão com seus próprios corpos ressuscitados e serão apresentados a Deus.
Estarei com meus entes queridos após a morte?
Sim. Quando Jesus estava morrendo na cruz, um ladrão, que também estava sendo punido, pediu ao Senhor que se lembrasse dele no céu. “E Jesus disse-lhe: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:43).
Como posso passar por coisas difíceis?
Podemos encontrar grande cura, conforto e paz em Jesus, nosso Salvador. Jesus conhece nossa dor porque Ele a sentiu primeiro. Ele pode curar-nos. Uma das funções do Salvador é “restaurar os contritos de coração, proclamar liberdade aos cativos e abrir a prisão aos presos” (Isaías 61: 1). Ore para sentir Sua paz e poder de cura em sua vida.
4. Tenha fé
Deus sabe como você está sentindo-se. Porque Ele lhe ama, Ele chora com você, quando você chora. Ele quer que você seja feliz - e Ele tornou isso possível.
O Espírito Santo traz paz
O Espírito Santo é chamado de Consolador, na Bíblia. O Espírito Santo tem o poder de “consolar todos os que choram” (Isaías 61: 2). As pessoas que experimentam esse conforto divino o descrevem como calor, plenitude, calma e paz. É o cumprimento da promessa de Jesus: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou” (João 14:27).
Jesus venceu a morte por todos
Por causa do sacrifício e da Ressurreição de Jesus Cristo, "a sepultura não tem vitória, e o aguilhão da morte foi destruído em Cristo. Ele é a luz e a vida do mundo; sim, uma luz que é infinita, que nunca pode ser escurecida; sim, e também uma vida sem fim, para que não haja mais morte ”(Mosias 16: 8–9). Todos nós ressuscitaremos e poderemos estar com nossa família e entes queridos novamente. Nesse ínterim, podemos encontrar esperança e cura por meio do amor de Jesus Cristo.
Você tem a promessa de alegria
A felicidade é o propósito de Deus para sua vida. Nossa alegria não será constante, mas “Deus enxugará todas as lágrimas de [seus] olhos; e não haverá mais morte, nem tristeza, nem clamor, nem haverá mais dor: porque as coisas anteriores já passaram ”(Apocalipse 21: 4).

A dor da tristeza é real - mas também o é a paz que vem de Deus. Se você está enfrentando a perda de um ente querido, cerque-se de todos os recursos para obter apoio e paz. Por meio da oração, do estudo das escrituras e do apoio de entes queridos, você pode encontrar verdadeira esperança e consolo. Eu tenho encontrado, você também encontrará!
Fonte: Come Unto Christ
Commentaires