top of page

Panquecas de Espinafre

  • Jane Lúcia M. S. Cabral
  • 28 de jun. de 2017
  • 3 min de leitura

As panquecas são muito antigas; surgiram há mais de nove mil anos, na França. De onde os historiadores pegaram esta data? Não faço ideia!

Acredita-se que a primeira panqueca tenha se originado quando uma mulher derramou, de forma acidental, um pouco do mingau no fogão e percebeu que tal substância cozinhava rapidamente, era de fácil manuseio e possuía um sabor muito agradável.

O hábito de comer panquecas se difundiu rapidamente por toda a Europa. Em função do prato, foram criados diversos festivais de culinária. A partir da década de 20, as panquecas passaram a ser um prato comum em várias partes do mundo. (Fonte: http://www.historiadetudo.com/panqueca)

Panquecas, salgadas ou doces, são sempre uma delícia. O principal é acertar na massa, que não deve ficar grossa, por isso, nada de fermento na massa. Panquecas grossas, só as americanas, que não são enroladas nem recheadas, são servidas com coberturas como caldas, cremes e geléias.

O recheio, fica a seu gosto: bolonhesa, queijo, camarão, chocolate com morango, maçã caramelizada...

Hoje, a Delícia do Dia é a panqueca recheada com um maravilhoso creme de espinafre! Sim, maravilhoso! Mesmo quem não gosta de espinafre não resiste a esta delícia!

É bom lembrar que o espinafre é um vegetal que possui grandeza nutricional. Este vegetal possui um sabor alcalino e é rico em nutrientes como, por exemplo, sais minerais (Ferro, Fósforo e Cálcio) e Vitamina A e Vitaminas do Complexo B, por isso, seu consumo habitual fortalece os cabelos, melhora a pele, controla a pressão arterial, mantém a saúde dos olhos e da visão, entre outros benefícios.

A melhor maneira de consumí-lo é sempre levemente cozido, para neutralizar o oxalato, substância que, em excesso, pode formar cálculos renais, e o ácido oxálico, que, em excesso, pode inibir a absorção de outros nutrientes importantes, como o cálcio.

O que eu faço: fervo água e jogo por cima das folhas, cobrindo-as totalmente, e deixo de um a três minutos. Para esta receita de panqueca, depois de três a cinco minutos na água fervente, eu deixo escorrer e espremo bem, com as mãos, para tirar o excesso de água. Depois, pico bem, com uma faca e está pronto!

Como selecionar e armazenar o espinafre:

A aparência do espinafre fresco deve variar do verde-médio a escuro e as folhas devem estar livres de evidência de deterioração.

O vegetal deve ser armazenado em um saco plástico selado na geladeira onde ele possa ser mantido por cerca de quatro dias.

Não lave o espinafre antes de armazenar porque a umidade fará com que ele estrague mais rápido.

Ao retirar da geladeira, no entanto, lave-o muito bem porque as folhas e caules podem conter terra e produtos químicos.

(Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-do-espinafre-para-que-serve-e-propriedades/#EOPPou8dEbggRhq1.99)

Vamos para a receita?

MASSA:

1 e 1/4 xícara de leite

1 xícara de farinha de trigo

1 ovo

Coloque o trigo numa tigela, faça uma cova no centro e junte o ovo, acrescente metade do leite e mexa com um garfo até que esteja liso. Adicione o leite restante e continue batendo com um garfo, até a superfície ficar coberta de bolhas (nesta parte, uso um fouet).

Parte importante: Cubra e deixe na geladeira por 1 hora.

Enquanto a massa descansa, prepare o RECHEIO:

2 maços de espinafre lavado, cozido, bem esprimido e picado

50 g de manteiga

1/4 de xícara de farinha de trigo

Sal e pimenta do reino a gosto

1 xícara de creme de leite (200g)

1 xícara de leite

1 xícara de queijo prato, suíço ou mussarela, ralado grosso

Numa panela, derreta, em fogo brando, a manteiga. Adicione o trigo, o sal, a pimenta e mexa muito bem. Sempre mexendo, em fogo médio, gradativamente, junte o creme de leite, mexa rápido, junte o leite. Vá mexendo até engrossar. Junte o espinafre e o queijo, mexendo até que derreta.

Numa frigideira de Teflon, ou panquequeira, pincelada com manteiga, frite a massa de panqueca na porção de uma concha, da seguinte maneira: Derrame a concha de massa no centro da frigideira e vá fazendo movimentos circulares com a frigideira para que a massa se espalhe por igual. Quando um lado estiver cozido, vire-a, espalhe uma colher de recheio, enrole com a ajuda de duas espátulas, sele a abertura e retire da frigideira.

Para aprender a rechear e enrolar de maneira prática, assista ao vídeo:

Ainda dá tempo de fazer hoje!

Dúvidas ou comentários? É só falar!

Comments


bottom of page