top of page

Armazenamento Doméstico - Se Estivermos Preparadas, Não Temeremos

  • Jane Lúcia M. S. Cabral
  • 25 de jun. de 2017
  • 5 min de leitura

É tão comum sempre ouvirmos os noticiários e pensarmos que as dificulddes sempre acontecem e acontecerão com os outros, não conosco. Nossa fé é admirável, mas, confiar no Senhor não significa apenas confiar que Ele nos livrará dos problemas, Ele o fará, só que temos que confiar Nele quando Ele nos diz o que devemos fazer para ficarmos livres dos problemas.

Lembram-se da época em que faltou feijão nas prateleiras dos supermercados? No telejornal, entrevistaram uma família de membros da Igreja que comia feijão todos os dias e não estava preocupada, porque tinha feijão para um ano. A família mostrou seu armazenamento de feijão feito em garrafas pet com alho.

Não havia nenhuma catástrofe no Brasil, na época, mas a indústria de feijão resolveu pressionar o governo tirando o produto do mercado por muitos meses.

No meu segundo ano de casada, as mudanças políticas foram grandes e trouxeram grandes faltas nas prateleiras, também. Não conseguíamos encontrar leite em pó ou leite para comprar. Eu tinha uma bebê que, sozinha, tomava 1 litro de leite por dia. Fomos abençoados e nunca ficamos sem leite, mas muitas famílias ficaram. Novamente, não havia nenhuma catástrofe, apenas pressão das indústrias.

Presidente Hinckley disse: "A época de fartura é a época de armazenamento! Devemos fazer o melhor que pudermos para armazenar, lembrando‐nos de que é melhor ter alguma reserva, do que não ter nenhuma.”

Como Determinar Nossas Necessidades?

Planejando um cardápio diário equilibrado com laticínios cereais, leguminosas, verduras e legumes frescos, frutas levando‐se em conta a idade de cada membro da família e suas necessidades.

Onde e Como Armazenar?

Os alimentos devem ser guardados em local fresco, seco e escuro. Os recipientes devem ser próprios para armazenar: resistentes, vedar bem, ser de vidro ou plástico próprio.

É importante manter em rodízio, latas sem ferrugem ou amassadas e observar a validade; escolher sempre o melhor para armazenar e seguir as técnicas corretas de armazenamento.

Visão Básica das Técnicas Básicas para Armazenamento Doméstico:

Armazenamento de Cereais em Grãos

Todos os grãos devem ser de boa qualidade, bem escolhidos, sem umidade e sem pó. Para retirar o pó, esfregue os grãos num pano limpo, usado somente para esse fim.

Existem duas maneiras para secar os grãos quando forem comprados em meses de maior umidade ou de dias chuvosos:

1. Colocá‐los numa assadeira e expô‐los ao sol até secarem (2 a 3 horas).

2. Ou então, acender o forno por mais ou menos 20 minutos, deixar esquentar bem. Desligue o forno e coloque os grãos dentro de uma assadeira e ponha no forno até que ele esfrie. Mexa de vez em quando, até estarem totalmente sequinhos.

Processo Com Óleo

Para cada quilo de grão, coloca‐se 1 colher de sopa de óleo. Coloque os grãos e o óleo numa tigela, mistura bem para que todos os grãos fique envolvidos no óleo. Os grãos ficam brilhantes e bonitos depois de tratados. Feche muito bem e lacre firmemente o vasilhame. Passe fita crepe e parafina ou vela derretida na tampa até vedar completamente.

Processo de Queima de Oxigênio

Coloca‐se os grãos no vasilhame até 5 cm da borda. Fazer com um pedaço de papel alumínio um copinho. Colocar dentro do copinho um pouco de algodão embebido em álcool. Coloque este copinho sobre os grãos. Colocar fogo no algodão e em seguida fechar completamente o vasilhame com o algodão ainda queimando. Está pronto! A tampa deve ser completamente vedada como no processo anterior. Se a tampa for de plástico, ela deve ser protegida na parte interior com um pedaço de alumínio.

Processo de Armazenamento Com Alho

Limpar e secar os grãos e colocar dentro de uma garrafa plástica. Ao encher uma altura de 4 dedos, socar bem os grãos e colocar 3 dentes de alho com casca. A cada 4 dedos repete o mesmo processo até encher totalmente sem deixar espaços vazios entre os grãos e a tampa. A conservação é ótima (2 a 3 anos).

Material Necessário Para Armazenar Com Alho

a) Garrafas plásticas – lavadas e esterilizadas.

b) 5 1 6 dentes de alho médio com casca por garrafa.

c) Álcool para esterilizar.

d) Fita crepe.

e) Funil.

Processo Com Gelo Seco

Coloque os grãos dentro do vasilhame até atingir cinco centímetros da borda. Coloque uma colher de gelo seco para cada quilo de grão. Em seguida, feche o vasilhame, e observe até que o gelo seco se desfaça completamente. (Sabe‐se que o gelo seco se desfaz, quando acabar a refrigeração fora do vasilhame). Neste momento, atarraxe ou lacre firmemente o vasilhame. Passe fita isolante e parafina ou vela derretida para vedar completamente.

Armazenamento de Ovos

a) Usar ovos bem frescos para armazenar. Compre‐os diretamente da granja. Arrume os ovos com cuidado num recipiente de vidro e cubra‐os com uma solução de cal virgem - 280 gramas de cal virgem para 4 litros de água durante 6 meses. Depois deste tempo os ovos ainda estarão frescos.

b) Arrume os ovos frescos num recipiente de vidro. Ferva 1/2 quilo de sal em 2 litros de água. Deixe esfriar depois despeje em cima dos ovos. Depois de 30 dias, retire os ovos da salmoura e guarde‐os na geladeira. Duração 1 ano.

Armazenamento de Água

Recomenda‐se armazenar água para duas semanas pelo menos. A quantidade recomendada para 2 semanas é de 30 litros para beber e outros 30 litros para asseio pessoal (mãos, dentes e para lavar a louça). Total 60 litros por pessoa para 2 semanas.Esterilize o recipiente. Ferva a água por 5 minutos e coloque a água no recipiente. Adicione 2 gotas de Hipoclorito de Sódio (alvejor ou cloro) para cada litro de água ou ½ colher de chá para 20 litros de água. Verifique a concentração do cloro (5%) para estar seguro de quanto se deve usar.

Outra maneira de purificar a água é utilizar HIDROSTERIL. Uma gota de Hidrosteril para cada litro de água. A falta d’água é um problema que afeta certa de 1.5 bilhão de pessoas no mundo. Segundo um recente levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), no próximo século, caso o desperdício de água permaneça no ritmo atual, ter água potável será um privilegio de poucos. Portanto, é o momento de pensarmos nas futuras gerações, racionalizando o uso da água em nosso dia‐a‐dia. Aqui vão algumas dicas. Aproveite e faça sua contribuição!

#Ao lavar o carro com uma mangueira. Você pode gastar até 650 litros de água com apenas meia hora. Usando um balde, o consumo cai para 40 litros.

# Ao “varrer” a calçada com um esguicho, você está desperdiçando cerca de 280 litros de água em 15 minutos. Prefira uma vassoura.

# Ao regar as plantas com uma mangueira, você está desperdiçando cerca de 190 litros de água em apenas 10 minutos. Use um balde ou regador, e sempre de manhãzinha ou à noite, o que é melhor para as plantas e reduz a perda de água por evaporação. Regue menos no inverno e jamais depois de chuvas.

# Ao deixar água escorrendo, enquanto escova os dentes ou faz a barba, você está desperdiçando 24 litros de água em menos de 5 minutos. Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou passando o creme de barbear.

Acesse a Apostila de Armazenamento na página da Sociedade de Socorro, aqui, no site, para ter as intruções completas!

Qualquer coisa, deixe seus comentários!

Comentarios


bottom of page