top of page

Torta Junina, Curiosidades de São João e Atividade para a Reunião Familiar - Esse Arraiá Tá Bom Dema

  • Jane Lúcia M. S. Cabral
  • 24 de jun. de 2017
  • 3 min de leitura

Junho é um mês festivo, mês de fogueiras, danças de quadrilha, bandeirinhas, brincadeiras, trajes típicos e comidas gostosas.

Em nossa casa, eu gostava de organizar uma festa junina como atividade da reunião familiar. Com 5 crianças em casa dá para fazer quadrilha, dança da cadeira, corrida do ovo, corrida de saco e tudo fica muito divertido. Não precisávamos convidar ninguém mais, só nossa família já dava uma festa muito divertida. Todos nos vestíamos com roupas típicas, penteados e maquiagem, uma mesa cheia de comidas típicas, bandeirinhas e argolinhas enfeitando a sala e nossa atividade da Reunião Familiar era um sucesso!

O Dia de São João é comemorado anualmente em 24 de junho. São João é conhecido como o "Santo Festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas, conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças e pratos típicos. Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão, entre outros.

Existem duas possíveis explicações para a origem do termo Festa Junina: pelo fato das comemorações ocorreram durante o mês de junho e, segundo a outra teoria, seria uma homenagem direta a São João. No princípio, em alguns países da Europa, a festividade era chamada de Festa Joanina.

Origem do Dia de São João:

O Dia de São João é celebrado pelos católicos em 24 de junho, por ser a data tradicionalmente atribuída ao seu nascimento. Na religião católica, São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do rio Jordão.

A Festa Junina de São João:

O São João é uma das principais figuras das festas juninas. O Dia de São João também é marcado pela culinária, com várias comidas e doces típicos, como:

# rapaduras

# amendoim

# bolo de milho

# cocada

# curau

# canjica

# bolo de macaxeira / mandioca

# paçoca

# pé de moleque

Existem outros pratos que variam de acordo com a região brasileira em que é celebrado o São João. Essas iguarias estão quase sempre presentes nas festas. Cidades do interior do Brasil, em especial, fazem festas mais típicas e possuem costumes bastante difundidos entre todos os habitantes, diferentemente do que acontece nas cidades grandes.

O Dia de Santo Antônio e o Dia de São Pedro também fazem parte das tradicionais Festas Juninas. (Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-de-sao-joao/)

Atualmente, as festas juninas são feitas por todos, independente da religião, pois passou-se a fazer a festa junina, independente de ser dia de Santo Antônio, São Pedro ou São João, todos os dias do mês. É um mês de festejar com os amigos e a família.

Quando moramos em Fortaleza, ficamos supreendidos com a beleza dos vestidos que usam, feitos com lindos tecidos, enfeitados com rendas e babados, nós os chamávamos de vestidos de festa junina de luxo. E a música? Sempre tocada por sanfoneiros. A animação? Total!

E a comida servida é uma delícia: baião de dois, escondidinho, farofa, frango cremoso - lá é comida de verdade, não só petiscos.

E, hoje, vamos aprender a fazer a TORTA JUNINA! Pode-se dizer que é um prato junino de luxo! Experimente, porque ela é maravilhosa!!

Massa:

200 g de bolacha tipo Maizena

3 paçoquinhas

40 g de açúcar

60 g de manteiga

Bata no processador até ficar uma farofa ligada. Forre uma forma de aro removível, espalhando com uma colher e alisando e pressionando bastante. Leve ao forno a 180ºC por 5 minutos.

Recheio:

80 g de manteiga

80 g de açúcar de confeiteiro (se não tiver, bata o açúcar refinado no liquidificador)

4 gemas

200 g de chocolate meio amargo derretido

4 claras em neve

4 paçoquinhas

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme, Junte o chocolate derretido e continue batendo e adicione as gemas, uma a uma, batendo bem. Desligue a batedeira e junte as claras, misturando delicadamente.

Coloque o recheio na massa pré-assada, salpique as paçocas quebradas e misture.

Leve ao freezer até endurecer.

Cobertura:

1 xícara de creme de leite fresco

1 colher (sopa) de açúcar

1 ou 2 quadradinhos de pé-de-moleque

1 paçoca

Bata o creme de leite com o açúcar para formar um chantilly.

Depois que a torta sair do freezer, cubra com o chantilly, salpique pedaços de pé-de-moleque e espalhe a paçoca entre os pedaços de pé-de-moleque.

Agora, é só deliciar-se e receber elogios da família e amigos!

Lembre-se de mandar-me uma foto de sua Torta Junina!

Comments


bottom of page