Piquenique de Família com Sanduiche de Frango Assado - Coisas de Família
- Jane Lúcia M. S. Cabral
- 29 de mai. de 2017
- 4 min de leitura
Uma das lembranças mais ternas que tenho é a lembrança dos piqueniques de família. Algumas vezes, numa praia mais distante de casa, nos sábados de verão, normalmente, na prainha perto de nossa casa. Eu nasci em Florianópolis, a ilha da magia, cercada de praias para todos os gostos e esportes, assim, não era difícil fazer um piquenique na praia e nossos verões sempre foram muito divertidos.

Mas esse cantinho, perto da nossa casa, era meu recanto favorito. Saíamos cedinho de casa, para aproveitar bem a manhã. Minha mãe sempre foi muito cuidadosa com nossa saúde, assim, podíamos tomar banho de mar até às 10h, então, era hora de ir para sombra (não tinha horário de verão, na minha infância). Também era a hora de comer uma fruta, é claro, e tomar muita água.
Meu pai levava cordas e assentos de madeira e montava balanços nos galhos das árvores para minha irmã e eu brincarmos. Muitas vezes, meu primo ia conosco e ficava ainda mais divertido.
No almoço, frango assado e pão fatiado para montar um maravilhoso sanduiche - meu pai comprava o pão de sanduiche na padaria da esquina, fresquinho, e tudo parece que fica tão delicioso quando se está num piquenique! A lembrança desses almoços, sobre uma toalha, me fazem sentir que aquele sanduiche de frango assado é o melhor banquete do mundo, até hoje! E para beber, meu pai levava limões e açúcar e era só espremê-los na jarra com água e tínhamos limonada!
Não era fácil ficar na sombra e ver o mar brilhando e nos chamando... Acho que perguntávamos, "e agora, podemos ir?", a cada 15 minutos!

Meus pais se deitavam sob a árvore e minha irmã e eu procurávamos uma brincadeira que desse para fazer na sombra, ou jogávamos algum joguinho de tabuleiro que minha mãe, sabiamente, levava. Ou, simplesmente, não deixávamos nossos pais descansar e eles brincavam conosco.

Às 15h, finalmente, minha mãe dizia que os raios do Sol já estavam mais fracos e que podíamos ir para o mar! Pode imaginar a alegria e a correria em direção à água?
No fim da tarde, tínhamos um bolo delicioso para saborear e, então, encerrar nossa atividade familiar com gostinho de quero mais!

Eu ia para casa feliz, pensando se o próximo sábado iria demorar muito para chegar, para fazermos tudo outra vez!
Estas memórias preciosas estabeleceram um padrão na família que formei. Piqueniques não exigem dinheiro nem gastos excessivos. Piqueniques exigem planejamento, organização e um tempinho na cozinha. Exigem deixar eletrônicos em casa para que a atenção daquele dia seja unicamente voltada aqueles a quem amamos e por quem vivemos.
Como diz a Família - Proclamação ao Mundo: "O casamento e a família bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé, da oração, do arrependimento, do perdão, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares."
O alicerce de minha vida adulta feliz e construtiva foi estabelecido por pais que entendiam este conceito e o viviam. Para eles, nossa família vinha em primeiro lugar!
Segunda-feira, a semana começando, vamos planejar uma atividade recreativa salutar com nossa família? Pode ser um assunto da Reunião Familiar. Afinal, sábado vai chegar rapidinho!

Quer experimentar o sanduiche de frango assado mais maravilhoso do mundo?
Você precisa de:
Pão de sanduiche fatiado
Frango assado
Muito amor e muita brincadeira ao ar livre para deixar todo mundo com muita fome!
Dica do dia: Como Preparar o Frango Assado:
Se o frango estiver congelado, espere descongelar por completo.
Retire o frango da embalagem
Retire um saco que vem dentro do frango, nele estão os miúdos, os pés e pescoço. Você pode guardá-los para fazer uma sopa, pode cozinhá-los em água e sal e, depois, preparar uma farofa para rechear o frango e, assim, terá frango assado recheado, ou pode colocar para assar quando o frango já tiver quase pronto. Não coloque para assar junto, pois eles vão assar demais.
Lave bem o frango com água.
Esfregue limão em todo o frango, por dentro e por fora.
Lave novamente o frango.
Deixe escorrer.
Tempere. E olha a dica:
O tempero vai a seu gosto - eu amo alho, por isso, uso alho em tudo. Minha mãe temperava com alho, vinagre e sal, então, é claro, é assim que faço. Ela sempre dizia, "vou deixar o frango de vinha d'alho durante a noite e assarei amanhã". É claro que ela fazia isso na quinta-feira à noite, assava o frango na tarde da sexta-feira e, assim, ele estava pronto para ser embalado, no sábado de manhã.
Para assar o frango, é muito simples:
Forre muito bem uma assadeira com papel alumínio - eu prefiro comprar uma assadeira de papel alumínio - usou joga fora, melhor do que lavar depois. Se não quiser comprar uma, forre com papel alumínio, dá menos trabalho para lavar, depois, aliás, eu faço isso com qualquer assado.
Coloque, nela, o frango, que você já retirou do saco com tempero, é calro.
Cubra com papel alumínio - isso evita que o frango doure por fora e fique cru por dentro.
Leve ao forno médio por 40 minutos a 1 hora.
Tire do forno e retire o papel alumínio. Cuidado para não se queimar com o vapor, eu sou ótima para queimar-me.
Volte a assadeira para o forno.
Aumente o fogo e coloque no alto.
Deixe mais uns 30 minutos ou até dourar bem dourado.
E o prato principal de seu piquenique está pronto!
Agora, é só escolher uma das receitas de cookies, da nossa semana de cookies, um bolo simples e fofinho, água, frutas, limão para fazer limonada na hora, toalha para forrar o chão, livros para ler, jogos de tabuleiros, bola, corda para pular ou fazer um balanço e seu dia em família está preparado!
Divirtam-se!
E se chover? Afaste os móveis da sala e tenha seu piquenique dentro de casa - é surpreendente e divertido!
Comentarios