Bolo Mousse de Chocolate com Morangos
- Jane Lúcia M. S. Cabral
- 6 de mai. de 2017
- 3 min de leitura
Lembra-se de que falei que há mães que gostam de bolos simples e mães que gostam de bolos com muito recheio e que eu estou neste grupo? Se bem que, se você experimentou o bolo de laranja, pode ver que, simples ou bem recheado, as receitas de família são "momentos Chocolate Quente com Marshmallow", não é mesmo? Se não entendeu o que são estes momentos, é só dar uma olhadinha aqui.
A receita para este Especial Dia das Mães que separei para a Delícia do Dia é uma receita que aprendi com o programa do Edu Guedes, dez anos atrás! Eu gosto muito de seu trabalho e acabei de descobrir que ele tem um site com suas criações, só não sei se este bolo está lá, afinal, já se passaram dez anos desde esta criação perfeita!
Acha que estou exagerando? Junte morangos frescos e maravilhosos com mousse de chocolate maravilhosa e bolo fofo de chocolate maravilhoso e o que terá? Perfeição!
Este é o bolo que sempre escolho para meu aniversário e, como não fiz este ano, será uma boa escolha para o Dia das Mães!
Então, mãos ao trabalho!
Antes de tudo, coloque as 5 gemas da mousse de chocolate na peneira para que vá passando com calma, enquanto você vai fazendo o bolo, para separar bem a película.

Para o bolo:
Bata, até ficar um creme leve e branco (cerca de 10 minutos, na batedeira):
4 ovos
2 xícaras de açúcar
Sem parar de bater, acrescente:
2 xícaras de trigo peneiradas junto com
5 colheres (sopa) de chocolate em pó ( ou 3 colheres de cacau em pó)
Continuando a bater, acrescente:
1 xícara de água
1/2 xícara de óleo
Desligue a batedeira, depois de tudo bem batido, e acrescente 1 colher (sopa) de fermento, misturando com um fouet.
Coloque em uma forma redonda larga, para que o bolo não fique alto, forrada com papel maneitga, para facilitar na hora de desenformar, e leve ao forno pré aquecido à 200°C por cerca de 20 minutos ( se seu forno é super rápido, sempre vale o teste do palitinho espetado no centro do bolo, se sair limpo, está pronto). Minha sogra usa a técnica dos 3 cheiros. Ela diz que o bolo espalha seu cheiro 3 vezes: quando começa a assar, quando está meio assado e, na 3ª vez, ela tira o bolo do forno, porque é quando está pronto. Eu fiz isso e deu certo, mas, se o olfato não está muito bom, o bolo assa demais e perde sua fofurice, ficando seco.
Agora que o bolo está pronto, retire da forma, coloque sobre uma grade para esfriar, corte ao meio e recheie.

Dica para cortar ao meio: Use uma linha bem forte de algodão ou fio dental para cortar o bolo em camadas. Coloque um fio de linha em volta de toda circunferência, envolvendo cuidadosamente o bolo com a linha e cruze as pontas.Puxe com firmeza as duas pontas, de modo que a linha corte uniformemente o bolo. Depois é só retirar a camada de cima e rechear. Pode demarcar o bolo com palitos para que fique reto.
Receheio: 2 caixas de morangos, fatiados e mousse de chocolate.
Mousse de Chocolate:
500 g de chocolate meio amargo picado
5 gemas passadas na peneira
1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite condensado
1 colher (chá) de essência de baunilha
5 claras batidas em neve com 1 pitada de sal
Derreta o chocolate em banho-maria. Acrescente as gemas, misture, junte o creme de leite e o leite condensado, incorpore bem mexendo com um fouet. Incorpore as claras em neve, aos poucos. Leve à geladeira até que fique firme o suficiente para rechear o bolo.
Recheie o bolo com parte da mousse, cubra com os morangos e mais um pouco da mousse. Cubra com a outra metade do bolo e cubra o bolo com o restante da mousse. Enfeite com morangos e raspas de chocolate, leve à geladeira por 1 hora, sirva e, depois, diga-me se não é uma perfeita combinação de sabores!

Dúvidas ou sugestões? Entre em contato!
Comments