Você teve aulas de Educação Moral e Cívica?
- Jane Lúcia M. S. Cabral
- 24 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

Esta manhã, ao acordar e olhar para o céu tão azul e o Sol tão brilhante que tinha acabado de nascer, o primeiro pensamento que tive foi meu tempo de escola e, acredite, minhas aulas de Educação Moral e Cívica!
Você teve aulas de Educação Moral e Cívica? Lembra do que era ensinado?
Eu amava essas aulas. Foi nesta classe que aprendi sobre a Bandeira Brasileira, o Selo Nacional Brasileiro, as Armas Nacionais ou Brasão da República, e todos os Hinos Nacionals - que eu amo cantar, com reverência e sentimento, como aprendi na escola. Hoje em dia, nem mesmo o Hino Nacional é cantado, imagina os outros! Que tristeza... Qual país pode sobreviver sem patriotismo?

Mas uma lição da qual eu me lembro muito bem é sobre direitos e deveres. Ainda posso ouvir meu professor falando, "Todos temos direitos e deveres. Nossos direitos acabam quando começam os direitos de outra pessoa, é neste ponto que começam nossos deveres." E, então, minha frase favorita, "Cumpra seus deveres e manterá seus direitos, deixe de cumprir seus deveres e perderá seus direitos".
Nesta época, o governo de nosso país era militar. O que eu acho que foi ótimo, nesta época? Justamente esta noção de que mantemos nossos direitos cumprindo nossos deveres. Pode haver algo mais simples para garantir a ordem e o progresso de uma nação? Qual sociedade não se desenvolveria vivendo este princípio básico?
Vivemos numa sociedade em que todos falam de seus direitos, mas poucos querem saber e cumprir seus deveres.
É lamentável ver que as gerações que se formam, agora, não têm noção de moral e civismo. O que nosso governo democrata estava pensando quando tirou esta classe da grade escolar? Se democracia é governo do povo pelo povo e para o povo, o povo não deveria ser muito bem ensinado, desde criança, sobre moral e civismo? Não deveria ser uma preocupação todos entenderem muito bem quais são os seus direitos e, principalmente, seus deveres?

Acredito que temos que abrir o olho e começar a preocupar-nos mais com a grade de ensino escolar, importar-nos com o que nossas crianças e jovens aprendem e, se não é ensinado na escola, que seja muito bem ensinado em casa. Nunca permiti que a educação de meus filhos dependesse da escola, para mim, os filhos são educados em casa. Nosso lar precisa ser o berço da moral e do civismo, nossos filhos precisam aprender de seus pais, por preceito e por exemplo, os princípios da moral e do civismo. Podemos resgatar a ordem e o progresso de nossa pátria - um lar de cada vez.
É fácil ver os problemas que nossa pátria tem, mas, se pensarmos bem, cumprindo nossos deveres, garantiremos nossos direitos!

a
Comments