Afinal, O Que, Exatamente, Celebramos na Páscoa?
- Jane Lúcia M. S. Cabral
- 5 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Que coisa boa é reunir a família em ocasiões especiais: aniversários, formatura, nascimentos, Natal, Páscoa... Dias especiais a serem celebrados se tornam ainda mais especiais com a família reunida.
A maioria das pessoas entende que o Natal é para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, mas poucas sabem que só existe o Natal por causa da Páscoa! Como assim? Vamos descobrir:
“A Páscoa é um feriado cristão que comemora a Ressurreição de Jesus Cristo. Depois que Cristo morreu na cruz, Seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu separado de Seu espírito até Sua Ressurreição, quando Seu espírito e Seu corpo foram reunidos. Os santos dos últimos dias afirmam e testificam que Jesus Cristo ressuscitou e vive hoje com um corpo glorificado e aperfeiçoado de carne e ossos” - Encyclopedia of Mormonism (1992), 2:433.
Após sua Ressurreição, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena e depois a outros discípulos.
Alguns não ficaram convencidos de sua Ressurreição, acreditando que o seu aspecto era de um espírito sem corpo. Ele disse: “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho” (Lucas 24:39). Ele, então, comeu peixe e mel em sua presença, para dissipar suas dúvidas.
A Páscoa é uma comemoração, não apenas da Ressurreição de Cristo, mas também da ressurreição universal. Por meio da Expiação de Jesus Cristo, todas as pessoas ressuscitarão. Seu corpo e espírito será reunido, para nunca mais se separarem. Os santos dos últimos dias conhecem a verdade da declaração de Paulo, “mas agora Cristo ressuscitou dentre os mortos, e as primícias dos que dormem. “ (…) porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo” - I Coríntios 15:22.
Algumas famílias SUD incluem ovos e coelhos de Páscoa em sua festa para a alegria das crianças. Essas tradições não são desencorajadas oficialmente, embora não tenham nenhum significado religioso para os santos dos últimos dias. O foco do feriado é religioso. Para os santos dos últimos dias, a Páscoa é uma celebração da promessa de vida eterna por meio de Cristo. Eles compartilham a convicção de Jó: “porque eu sei que meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus” (Jó 19:25 – 26). - Leia mais, aqui.
Assim sendo, se não tivesse acontecido a ressurreição, não haveria motivos para celebrar o Natal. Mas, a ressurreição aconteceu, por causa disto, a morte perdeu seu poder. Mesmo que todos tenhamos que morrer, a certeza de que todos seremos ressuscitados traz paz e conforto no momento de enfrentar a morte.
Minha alegria de saber que todos os meus entes queridos que já partiram deste mundo terão seu momento de ressuscitar sobrepõe a dor da separação, pois sei que é por um momento.
Há mais para entender sobre a Páscoa, muito mais! Quer saber mais um pouco? Leia aqui!
コメント