top of page

Congo Squares

  • Jane Lúcia M. S. Cabral
  • 3 de abr. de 2017
  • 3 min de leitura

Atualizado: 24 de fev. de 2024


Quando nos casamos, meu marido era muito amigo do casal Brassanini. Este casal morava em Curitiba, embora ele fosse de Santa Catarina e a esposa, americana. Congo Squares é um bolo americano muito prático de fazer e era uma receita constante na família Brassanini; assim, logo que nos casamos, meu marido me levou à casa deles para que eu aprendesse duas receitas que ele ama: Cinnamon Rolls e Congo Squares.


A delícia de hoje será o Congo Squares, ficarei devendo o Cinnamon Rolls!


Congo Squares são uma variação do brownie loiro ou blondie, é um tipo de cookie em forma de bolo e cortado em quadrados. A maioria das versões usa apenas açúcar mascavo em vez de açúcar granulado, na receita, resultando em um rico sabor de caramelo. Fica a seu gosto.


O nome parece ter surgido nas décadas de 1960 ou 1970. Alguns ingredientes, como nozes ou coco, eram considerados “exóticos”, pois podiam ser um tanto caros na época e talvez vir de um local exótico. Por esta razão, pensa-se que este bolo recebeu o nome do “exótico” Congo. Estes quadrados clássicos continuaram a sua popularidade ao longo das décadas - parece que você pode encontrar, pelo menos, uma receita de Congo Squares em livros de receitas deste período até o final dos anos 80 e início dos anos 90, quando o termo blondie se tornou mais popular.


Minha receita é com óleo, mas acho que foi uma adaptação, pois as receitas mais antigas eram feitas com manteiga derretida. Se quiser experimentar e dar ainda mais sabor, derreta a manteiga, antes de usar. Eu fiz e achei que ficou ainda melhor. Aliás, experimentei a receita com manteiga derretida, coco ralado e nozes. Eu gostei muito, já, meu marido e os filhos acharam que não tem nada a ver com o Congo Squares que estão acostumados a comer, na verdade, ficou outro bolo, mesmo. Assim, experimente as duas versões e veja a sua preferência.


Os passos desta receita são simples: a manteiga é derretida e depois resfriada levemente e misturada com açúcar mascavo. Em seguida, são adicionados os ovos e a baunilha. Os ingredientes secos são adicionados, seguidos de gotas de chocolate e nozes. Esta versão não contém coco, embora certamente você possa adicioná-lo. É só acrescentar 1 e 1/2 xícara de coco ralado, também tostado, como as nozes.


Se você ainda não torrou nozes em suas receitas, agora é uma ótima chance de experimentar e ver o que está perdendo! Torrar as nozes intensifica e melhora o sabor das nozes, eliminando um pouco do amargor. É só colocá-las numa frigideira e levá-las ao fogo médio, mexendo sempre, para não queimar. Elas liberarão um perfume delicioso e saberá que estão tostadas.


Mãos à obra!


É muito simples:


Numa tigela, misture, com uma colher de pau:

  • 2/3 xícara de óleo (uso o de milho) ou 200 g de manteiga derretida

  • 3 ovos

  • 2 xícaras de açúcar (pode ser 1 de açúcar comum e 1 de açúcar mascavo, ou, só o mascavo)

  • 1 colher (sobremesa) de baunilha

Acrescente:

  • 2 e 3/4 xícaras de farinha de trigo (misturada com o sal e o fermento)

  • 1/4 colher (sobremesa) de sal

  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó

  • 1 xícara de pedaços de chocolate meio-amargo (ou mais, se quiser muito chocolate)

  • 1 xícara de nozes picadas e tostadas (opcional)

Detalhes importantes:

- A massa fica seca, precisa ser espalhada na assadeira.

- Use uma assadeira grande, para a massa não ficar alta.

- Asse no forno em temperatura moderada, é melhor mal assado do que assado demais.

- O bolo fica branco, se dourar, assou demais.


Experimente e conte-me como foi a experiência, combinado?


E, é claro, compartilhe, torne o mundo mais doce e feliz!



Commentaires


bottom of page