top of page

Mãe Também É Esposa - Que Tipo de Esposa Eu Estou Sendo?

  • Jane Lúcia M. S. Cabral
  • 18 de out. de 2017
  • 4 min de leitura

Chega o dia do casamento e temos certeza de que nosso "Felizes para Sempre" começou! Esta frase aparece no fim das histórias, mas, no casamento, ela é apenas o começo...

Poucos meses depois de casados, meu marido e eu fomos instrutores de um curso para casais. Eu não me lembro nada de como foi o curso, a não ser a observação de um casal que me deixou apavorada: "Vocês estão dizendo essas coisas porque são recém casados, estão em lua de mel, esperem para chegar aos dez anos, como nós, e vão ver que essas coisas de namorados já não fazem mais parte do casamento". Eu olhei para o marido que disse isso e falei: "Bem, encontre-nos daqui a dez anos e verá que continuaremos com as 'coisas de namorados'". Já se passaram 33 anos e, felizmente, continuamos com as "coisas de namorados". As palavras daquele homem serviram de alerta para mim!

Com a rotina diária em volta dos filhos, principalmente quando se tem um bebê, é muito fácil agir como se tivéssemos deixado de ser esposa para ser mãe, e é aí que temos que tomar cuidado!

A chegada dos filhos muda a rotina do casal completamente, mas uma mulher inteligente sabe ser mãe sem abrir mão de ser esposa. Precisamos ter em mente que nossos filhos, tão dependentes de nós, serão completamente independentes, quando ficarem adultos e formarem suas próprias famílias. Quem ficará conosco, eternamente, é nosso marido e, já que será eternamente, que seja bom! E para ser bom e eterno, tem que ter muito amor!

O que podemos fazer para fortalecer nosso casamento para que este "namoro" seja eterno e feliz? O que podemos fazer para aumentar nosso amor por nosso marido? Temos tantas coisas para cuidar com nossos filhos, o que devo cuidar com meu marido?

Há muitas coisas que podemos fazer e, hoje, gostaria de fazer uma lista de algumas delas, só para avaliar-nos e ver o que podemos fazer mais e melhor. Pronta para a avaliação?

Aumentar o amor pelo marido: Ao analisar as perguntas, tenha em mente:

a. O que estou fazendo que deveria parar?

b. O que não estou fazendo que deveria fazer?

1. Quando foi a última vez que elogiei meu marido, quer sozinhos ou na presença dos filhos?

2. Agradecer significa demonstrar ou expressar gratidão; recompensar, retribuir. Quando fui a última vez que agradeci a meu marido?

3. Quando foi a última vez que orei fervorosamente por meu marido? O Espírito Santo nos inspirará a resolver todas as situações.

4. Confortar significa renovar as forças, o vigor, o ânimo. Nosso marido enfrenta desafios no trabalho todos os dias, além de seus desafios pessoais com suas próprias limitações e, sem pensar, falamos palavras duras que o magoam ainda mais. Quando foi a última vez que me neguei a dizer algo que iria magoá-lo? Lembre-se, confortar é necessário.

5. Comunicar-se bem é importante. Fazer planos juntos, expressar sentimentos. O que tenho feito para melhorar nossa comunicação?

6. O amor é o bálsamo que cura as feridas no relacionamento. O amor deve transparecer nas palavras e ações. Como tenho expressado meu amor por ele?

7. Consigo pedir desculpas sem acrescentar "mas se você tivesse..." ou "mas se você não tivesse..."?

8. Contemplar significa fixar o olhar com admiração, com encantamento; observar atentamente, analisar. Com que frequência tenho contemplado meu marido? Com que frequência os dois contemplam seu casamento e o convênio que fizeram um com o outro e com Deus? Casais que contemplam juntos crescem em união.

9. Valorizar significa dar valor, importância a (algo, alguém ou a si próprio) ou reconhecer-lhe o valor de que é dotado, também significa aumentar o valor. As expressões de apreço valorizam o amor. Com que frequência tenho expressado meu apreço por meu marido? Como o tenho expressado?

10. Apoiar fortalece o casamento, enquanto que reclamar e criticar destrói relacionamentos. Apoiamos quando temos atitudes positivas diante de desafios ou fracassos, porque errar faz parte de ser humano. "É preciso olhar para o lado positivo das coisas. É preciso ser otimista e dizer 'vamos conseguir'" (Gordon B. Hinckley). Como eu tenho me saído em apoiar meu marido?

11. Cuidar - Ao empenhar-nos em colocar em primeiro lugar a felicidade e bem-estar de nosso marido, os laços de amor e união são fortalecidos e uma vida de alegria e amor é desfrutada. Se o marido coloca a felicidade e bem-estar da esposa em primeiro lugar e ela faz o mesmo por ele, viverem juntos pela eternidade será bom, muito bom! Tenho colocado meu marido em primeiro lugar?

Revisemos os verbos usados:

1. Parar de fazer.

2. Começar a fazer.

3. Elogiar.

4. Agradecer.

5. Orar fervorosamente.

6. Confortar.

7. Comunicar-se bem.

8. Expressar amor.

9. Pedir desculpas sem acrescentar "mas..."

10. Contemplar.

11. Valorizar.

12. Apoiar.

13. Cuidar.

Agora, lembre-se, parar de fazer o que deve parar e começar a fazer o que deve fazer! A avaliação é a mesma para seu marido. Fortalecer o casamento precisa ser preocupação dos dois, afinal, depois que casamos, nós nos tornamos um - um em propósito! Nunca é tarde demais para corrigir o rumo. Sobre o casal que citei no início, eles terminaram o curso de casais, corrigiram o rumo e estão perto de completar Bodas de Ouro, vivendo felizes juntos!

Compartilhe com seus amigos, todos merecem viver felizes para sempre em seu casamento! Nunca é tarde para começar!

Inscreva-se e receba as postagens do blog em seu -email!

Comentarios


bottom of page