top of page

13 Frases Poderosas para Ajudar uma Criança Ansiosa a Acalmar-se

  • Jane Lúcia M. S. Cabral
  • 9 de out. de 2017
  • 5 min de leitura

Como mãe de 5 filhos, era comum ter dias em que um deles não queria ir à escola, ou participar de uma competição, começar um novo ano escolar com uma nova professora e muitas outras situações em que se viam fora de sua zona de conforto e ficavam ansiosos. Como podemos ajudar nossos filhos a acalmar-se e fazer o que têm que fazer, sentindo-se mais tranquilos e até confiantes? Como ajudá-los a lidar com seus medos?

Eu sempre acreditei em frase positivas para nossos filhos - mesmo quando faziam algo bem errado. Elevar, ao invés de rebaixar, fazê-los sentir-se confiantes, ao invés de amedrontados, sentir-se capazes, ao invés de fracassados - estas eram minhas preocupações e por isso eu prestava muita atenção no que eu falaria, chegando a pausar para pensar bem no que eu iria falar e como!

Não gostamos de ver nossos filhos sofrendo, angustiados, preocupados e atemorizados, mas não podemos, simplesmente, tirá-los das situações que os deixam assim, precisamos ajudá-los a enfrentar e vencer seus medos. Para isso, antes de tudo, não podemos ignorar ou minimizar seus medos. Então, o que fazemos?

Já faz um tempo em que estou pensando em escrever este artigo, mas estava deixando para depois até que, lendo sobre isso, encontrei essas 13 frases que eu sei que funcionam e por isso estou compartilhando essas dicas da Consultora de Pais, licenciada em Terapia Familiar, Nicole, e, ao invés de dizer coisas como, "você vai ficar bem", "não se preocupe" e outras preciosidades que estão no automático, que tal tentar estas?

  • Estou aqui; você está seguro.” - A ansiedade tem um jeito de fazer as coisas parecerem piores e muito mais assustadoras do que quando não estamos preocupados. Estas palavras podem oferecer conforto e segurança, quando seu filho estiver sentindo-se sem controle, especialmente se estiver no auge de sua preocupação. Se não tiver certeza do que dizer, esta é uma excelente frase para começar!

  • Fale-me sobre isto.” - Dê espaço a seu filho para falar sobre seus medos sem ser interrompido. Algumas crianças precisam de tempo para processar seus pensamentos. Não ofereça soluções nem tente consertar. As crianças, às vezes, fazem melhor com um tempo determinado: "Vamos conversar sobre suas preocupações por dez minutos".

  • Qual é o tamanho de sua preocupação?” - Ajude seu filho a verbalizar o tamanho de sua preocupação para que você ganhe uma visão acurada de como ele se sente sobre ela. Ele pode representar sua preocupação usando a extensão dos braços (as mãos perto uma da outra ou os braços bem esticados) ou desenhando 3 círculos no papel (pequeno, médio e grande) e escolhendo o que se aplica.

  • O que você quer dizer à sua preocupação?” - Explique a seu filho que a preocupação é como um "mosquito siricutico*" que incomoda e fica zunindo no ouvido dizendo para ficar preocupado. Crie algumas frase e dê-lhe permissão para falar essas frases para os "mosquitos siricuticos". Ele até pode ser mandão: "Vá embora" ou "Eu não tenho que ficar escutando". Use vozes engraçadas e experimente falar bem alto e bem baixo. [*Obs: Siricutico é uma palavra que indica um chilique provocado por ansiedade, por isso, é um bom nome para nosso mosquito da preocupação, não acha? Mas fique à vontade para dar outro nome a seu mosquito.]

  • Você poder desenhá-la?” - Muitas crianças não conseguem expressar suas emoções com palavras. Incentive-o a desenhar, pintar ou fazer uma criação no papel. Quando tiver terminado, faça observações e dê-lhe uma chance de explicar o significado: "Isso é muito triste!".

  • Vamos mudar o fim.” - Crianças ansiosas muitas vezes se sentem presas no mesmo padrão sem ver uma saída. Ajude-o a ver opções diferentes contando a história dele, mas sem contar o final. Então, crie alguns novos finais . Alguns podem ser engraçados, mas, pelo menos um, tem que ser realista para seu filho. Foque em seu filho conquistando seus medos com confiança!

  • Que outras coisas você sabe sobre... ?” - Algumas crianças se sentem seguras quando têm mais informação sobre seu medo (especialmente coisas como furacões, abelhas, elevadores, etc). Pegue um livro na biblioteca, faça uma experiência científica, pesquisem juntos online: Com que frequência esse medo acontece? Como as pessoas ficam seguras?

  • “Qual estratégia para acalmar-se você gostaria de usar?” - Trabalhe proativamente para criar uma longa lista de estratégias calmantes que seu filho gosta. Pratique-as durante o dia, ao acaso, quando seu filho estiver calmo. Quando seu filho sentir que uma preocupação está chegando, encoraje-o a escolher algo da lista.

  • Eu vou respirar fundo.” - Às vezes, nossos filhos estão tão preocupados que resistem a nosso encorajamento para escolherem uma estratégia calmante. Neste caso, use a si mesma como a estratégia calmante! Verbalize o que vocês estão fazendo e como isso a faz sentir-se. Algumas pessoas põem seus filhos bem perto para que eles sintam seu peito erguer-se e abaixar-se, enquanto respiram fundo.

  • ´É assustador E...” - Reconheça o medo de seu filho sem torná-lo ainda mais assustador usando a palavra "E". Depois da palavra "e", você pode adicionar frases como "você está seguro", ou, "Você já venceu este medo antes", ou, "Você tem um plano". Isto modela um diálogo interno que seu filho pode usar na próxima vez que estiver se sentindo preocupado.

  • Mal posso esperar para ouvir sobre …” - É difícil ver nossos filhos sofrerem com preocupação. Muitos pais se apressam a resgatar seus filhos da situação que está produzindo a ansiedade. Incentive seu filho, a fim de que ele sobreviva a este sentimento difícil, escolhendo um tópico sobre o qual conversar quando estiverem juntos, mais tarde - o que ele fez no recreio, perto de quem ele se sentou no passeio, etc.

  • O que você precisa de mim?” - Ao invés de presumir que você sabe do que seu filho precisa, dê-lhe a oportunidade de contar-lhe o que ajudaria. Crianças mais velhas podem verbalizar se precisam que você as escute, lhes abrace ou as ajude a encontrar uma solução. Se você não pode fazer isso, dê-lhes seu desejo em fantasia: "Eu queria que os adultos pudessem ir para o Jardim de Infância, também!".

  • Isto vai passar.” - Esta pode ser uma frase que você pode usar até quando seu filho estiver no auge do pânico. Todos os sentimentos passam, eventualmente. Muitas vezes, parece que nunca vai acabar, você não vai conseguir ou é muito difícil. Tudo bem. Não deixe seu cérebro ficar preso neste momento, foque no alívio que está no horizonte.

Ansiedade e preocupações são diferentes para cada criança. Nem todas estas estratégias funcionarão com seus filhos. Você é a expert em seus filhos. Se tentar algo e as preocupações deles ficarem piores, não entre em pânico. Apenas escolha outro ponto da lista para tentar na próxima vez. Eventualmente, você descobrirá novas frases que são eficazes para enviar uma mensagem calma, encorajadora e capacitadora a seus filhos.

Receba nossos posts direto em seu e-mail, cadastre-se! Lembre-se que coisas boas devem ser compartilhadas - compartilhe!!

Comments


bottom of page