top of page

Como Fazer Botas de Natal - DIY ou FVM

  • Jane Lúcia M. S. Cabral
  • 15 de set. de 2017
  • 4 min de leitura

A verdade é essa - se quisermos ter um Natal com menos stress (não SEM, porque é difícil), temos que começar a prepará-lo já! Todos os anos, sempre penso em fazer isto e, quando vejo, já é dezembro e estou correndo e correndo para preparar um Natal especial para a família. Mas, desta vez, estou começando mais cedo - hoje!

Minhas lindas botas de Natal que comprei quando meu caçula era recém-nascido, por alguma razão misteriosa, tiveram suas partes brancas amareladas - será que é porque estavam com 20 anos? - que triste, elas eram lindas! Meu primeiro projeto de Natal é fazer novas botas de Natal - será que dará certo? Vou fazer e escreverei o restante desta publicação depois, com os resultados! Estou muito animada com este projeto!

DIY - Sabe o que esta sigla significa? Significa Do It Yourself = Faça Você Mesmo. Eu fiz...

E deu certo! Eis o resultado:

Usando o tutorial da Glenda Embree, peguei meus tecidos de Natal e segui em frente! Fiz algumas adaptações e foi super fácil! Eis o passo a passo:

1. A primeira coisa a fazer é separar tecidos natalinos, significando que eles devem ser, principalmente, nas cores verde e vermelha, não tendo que ter, necessariamente, algum desenho de Natal. Os meus têm desenhos de Natal porque comprei depois do Natal passado especialmente para isto! Separe um tecido simples para o forro e manta acrílica fina para o lado da frente da bota.

2. Faça um molde em papel - escolha o tamanho e formato que deseja e vá ajustando o molde até ficar exatamente como quer a sua bota. Ou visite minha pasta Christmas, no Pinterest, que tem moldes, este que usei, tirei de lá.

3. Para cortar o tecido, dobre-o no meio, frente com frente,prenda o molde ou desenhe o molde e recorte. Você poderá usar os retalhos para fazer enfeites para sua bota como botões, laços ou flores, que é o que a Glenda fez.

4. Para cada bota, precisará cortar, também, o forro para os dois lados da bota e um lado de manta, num total de 5 partes. Corte todas as partes de todas as botas, para encerrar a parte de corte. Mas, para ganhar uma ideia de como costurar uma bota de Natal, monte uma inteira, primeiro, depois, monte todas as outras.

5. Na verdade, a parte de colocar a manta é opcional, mas eu gosto da dimensão que ela acrescenta às botas. Se você não se importa com isso, pode, simplesmente, pular esta parte. A primeira eu fiz assim, a segunda, fiz uma experiência que deu certo. Já chegaremos lá. Se desejar fazer a dobra no topo da bota - a parte que parece um punho - escolha, para forro, um tecido que, mesmo contrastando, ainda combine bem.

6. Você pode prender a manta na parte da frente da peça com um alfinete e fazer costuras decorativas para unir as partes ou, simplesmente fazer duas costuras demarcando o calcanhar e a ponta da bota, fica a seu critério. Usei esta caneta mágica que se chama "Fantasminha" para fazer o desenho decorativo. Ela é mágica porque, ao passar a ferro, ela desaparece - como um fantasma! Amei!

7. Junte as duas partes - frente com frente - e alfinete.

8. Comece a costura no topo da bota e dê a volta até a outra ponta - não vá passar direto e fechar a bota, hein! Desvire a bota, deixando-a do lado certo.

9. Se quiser, passe um zigzag para que o tecido não desfie.

10. Faça o mesmo com o forro, deixando uma parte aberta, na lateral, para virar, depois. Então, coloque a bota dentro do forro, deixando frente com frente.

11. Certifique-se de que o forro e a bota estejam na posição certa - ponta com ponta, calcanhar com calcanhar - e que a costura do forro esteja na mesma posição que a costura da bota. Quando estiver tudo bem alinhado, alfinete, para não sair do lugar, e alfinete o topo, também, para passar uma costura em volta. Esta parte é muito importante e precisa ter cuidado.

12. Agora, você vai virar a bota por aquela abertura que você deixou. Segure o forro e vá puxando pela abertura. Puxe até o forro inteiro e a bota inteira estarem do lado de fora - vai parecer com um tubo comprido, não se assuste, está tudo certo! Você ainda terá a abertura na lateral do forro para fechar, pode costurá-la à mão, com ponto invisível ou à máquina - eu fiz à máquina.

13. Empurre o forro para dentro da bota, alise bem e passe. Faça o acabamento passando a costura em toda volta da abertura da bota . Dobre para baixo, como um punho, de forma que o forro apareça.

14. Para pendurar sua bota, prenda uma tirinha ou uma fita dobrada ao meio, num canto da bota. A primeira, prendi com um botão. As outras, prendi no lado de dentro, bem na costura lateral. Podemos experimentar prender a fita ao costurar o forro, calculando a posição certa, já ficará pronta.

Depois de seguir este passo a passo e ganhado experiência, resolvi experimentar trocar a manta acrílica e o forro pelo nylon dublado ou acoplado - mais prático e mais barato. É só cortar a bota no tecido e no nylon e seguir os passos do forro - pule a parte da manta acrílica. Só tenha o cuidado de não deixar o ferro quente encostar nele. Eu amei o resultado!!

Com criatividade e experiência, você poderá criar vários modelos de botas de Natal e personalizá-las a seu gosto.

Sua casa ficará linda e ainda é uma ótima ideia para presentear!

Lembre-se de comentar o que achou e de compartilhar com seus amigos, talvez estejam procurando um tutorial como este há tanto tempo quanto eu estava!

E vou amar ver as fotos das suas botas!!

Feliz Natal!

Comments


bottom of page