top of page

Como Expressar Gratidão por Nossas Mães?

  • Jane Lúcia M. S. Cabral
  • 12 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

O Dia das Mães está chegando, sei que os filhos estão correndo para preparar algo especial para suas mães e sempre faltarão palavras para expressar tudo que sentimos por elas. Aliás, nem dá para medir a gratidão que temos, não é mesmo?

Como expressar em palavras a gratidão por nossa mãe ter suportado todos os dias de terríveis enjoos, sem poder sentir cheiro de comida ou perfume, mas não deixando de cozinhar para sua família? Como, se não entendemos o que isso significa? E até passarmos por isso, nunca vamos entender!

Como agradecer o suficiente por nossa mãe deixar de fazer as coisas que gosta porque estamos dentro dela crescendo e chutando e empurrando e deixando-a numa situação tão desconfortável que ela não acha posição para sentar-se ou deitar-se, imagina, dormir?

Quem encontra palavras para agradecer à mãe que, por nove meses, deixou de lado o que ela gosta e ficou pensando do que seu bebê gostará: Será que gostará do quarto? Do berço? Das músicas de ninar? Será que o quarto é quentinho o suficiente? Será que conseguirei alimentá-lo? Será que conseguirei cuidar dele direito? Como vou saber o que ele quer quando chorar? Será que seus irmãozinhos vão amá-lo? Como vou ajudá-los a amarem seu novo irmãozinho? Como vou... A lista é longa!

Meu netinho conhecendo seu irmãozinho

Como agradecer à mãe que mal conseguia levantar-se da cama ou da cadeira ou do sofá porque crescemos demais dentro dela, mas estava muito feliz com isso? Afinal, seu bebê estava crescendo forte e saudável, o que importa como ela se sente?

Como agradecer à mãe por ter ficado semanas sem dormir, antes de nascermos, e, anos sem dormir, depois que nascemos? Será que ela dorme a noite toda, agora?

Como agradecer à mãe que se dividiu em mil para cuidar de nós, da casa, do marido, das roupas, dos nossos deveres da escola, das nossas aulas de inglês, dança, esportes, e tantas outras coisas que eram necessárias para crescermos saudáveis e inteligentes?

Como agradecer à mãe que abriu mão de sua vida para que nós tivéssemos a nossa?

Como expressar gratidão pelas horas incontáveis em que nos ouviu com nossos grandes problemas na escola ou com os amigos e nem por um momento nos deixou perceber que ela estava pasando por grandes problemas, também? Aliás, mães têm problemas? Mães ficam doentes? Mães gostam de algo que não esteja relacionado com seus filhos e marido? Mães têm vida sem seus filhos? Como saber? Elas nunca nos falam de suas vidas, estão sempre mais preocupadas se a nossa vida está bem!

Então, expressemos gratidão triplicada no Dia das Mães e, no dia a dia, por toda nossa vida, sejamos dignos do sacrifício de nossas mães.

Lembre-se, ser digno não é ser perfeito, é fazer valer a pena!

Comments


bottom of page