top of page

Não É Divertido Ser Pobre

  • Foto do escritor: jlmscabral
    jlmscabral
  • 12 de abr. de 2021
  • 11 min de leitura

Atualizado: 8 de jan. de 2024

do Quórum dos Doze Apóstolos

de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Devocional na Universidade Brigham Young, 30 Março 1982


Acho que, quando anunciei o título de minha mensagem, é razoável assumir que muitos de vocês poderiam cutucar quem está ao lado e dizer, "E qual é a novidade?" ou "Sei que é verdade. Onde se forma a fila para quem quer dar testemunho deste fato?".


Bem, com apenas isso para despertar seu interesse, meu tópico é, não é diverido ser pobre.

À despeito de alguns pensamentos contrários, a grande maioria que está presente aqui, hoje, não é pobre. Contudo, podemos tornar-nos vítimas da pobreza real, se não formos sábios em nossa conduta diária. Felizmente, bem poucos dos que estão aqui, hoje, são pobres. A questão principal a ser resolvida por cada pessoa não é o que faria se tivesse ilimitados dinheiro, tempo, influência ou vasta vantagens educacionais, mas como usar da melhor forma os meios e bens que possui e ainda possuirá.


O propósito de minhas palavras é tentar ajudar todos nós a evitar ser pobres. Espero que, se já somos pobres, sejamos sábios o suficiente para superar isso com ações corretivas geradas pela automotivação. A Universidade Brigham Young não existe para ajudá-los a fazer dinheiro. Ela existe para torná-los ricos.


“Não é divertido ser pobre”. Aqui estão algumas verdades para sua consideração. Vou identificá-las como dez mandamentos que devemos seguir, se quisermos evitar ser pobres. Sem dúvida, pode haver mais 10, 20 ou 30, mas, para nossos propósitos hoje, o que se segue pode ser interpretado como, talvez, um bom começo.


1.Uma pessoa é pobre quando seu inventário de amizades está diminuindo.


Uma pessoa é pobre quando não tem amigos. Quando os amigos, os mais próximos de nós, têm motivos para desertar, descrer, perder a confiança em nós, somos pobres. Muitas vezes, amigos são perdidos porque não estamos dispostos a pagar o preço para mantê-los. Foi Emerson quem disse, "A única maneira de ter um amigo é ser um" ("Friendship", Essays). Um amigo é uma pessoa que não só reserva um tempo para conhecer-nos, mas também para estar conosco, e nunca nos deixa, independentemente das circunstâncias. Um dos melhores presentes que cada um de nós pode dar a alguém é o melhor de si mesmo. Quando perdemos amigos, nossa força, assim como nossos desejos, muitas vezes se esgotam totalmente. Em nossos balanços pessoais, “menos amigos” indica uma posição de perda. Nenhum homem é inútil enquanto tem um amigo. Nenhum homem pode declarar falência pessoal, se tiver um amigo.


Joseph Smith nos deu um vislumbre de sua medida de amigos quando disse, "Se minha vida não tem valor para meus amigos, não vale para mim mesmo” (HC 6: 549). O Salvador disse: “Ninguém tem maior amor do que este de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13).


Quando perguntaram a Robert Louis Stevenson o segredo de sua vida radiante e útil, ele respondeu simplesmente, "Eu tinha um amigo".


Um amigo, no sentido verdadeiro, não é uma pessoa que passivamente dá aprovação a nossa conduta ou incentiva um comportamento impróprio. Um amigo é uma pessoa que se importa. Quando perdemos alguém que se importa conosco, perdemos um de nossos bens mais preciosos. Um provérbio árabe nos ajuda:


Um amigo é aquele a quem se pode derramar todo o conteúdo do coração, palha e grão juntos, sabendo que a mais gentil das mãos os pegará e peneirará, guardará o que valer a pena guardar e, com um sopro de bondade, mandará todo o resto embora.

Um amigo é um bem inestimável porque um verdadeiro amigo é aquele que nos aceita como nós somos, mas é capaz de deixar-nos melhor do que nos encontrou. Somos pobres quando perdemos amigos porque, geralmente, eles estão dispostos a reprovar, admoestar, amar, encorajar e guiar para o nosso melhor bem. Um amigo levanta o coração pesado, diz a palavra de incentivo e ajuda a suprir nossas necessidades diárias. Como amigos, nos colocaremos sem demora à disposição de quem precisa de nós.


É esperado que, nos dias futuros, mais e mais de nós nos libertemos das expressões "Se precisar de mim, avise-me", ou, "Se eu puder ajudar, é só chamar", e as troquemos pelo desenvolvimento de um sexto sentido que nos deixará saber quando e onde nossa amizade é necessária.


Quando Joseph Smith estava na Cadeia de Liberty, ele derramou seu coração e alma com: "Ó Deus, onde estás?" (D&C 121: 1).


Parte da grande declaração de amor e encorajamento de Deus para ele, naquela época, foi,


"Meu filho, . . . Teus amigos apoiam-te e tornarão a saudar-te com coração caloroso e com mãos amistosas.

Ainda não estás como Jó ; teus amigos não discutem contigo nem te acusam de transgressão, como fizeram a Jó." [D&C 121:7, 9, 10]


Joseph Smith estava sofrendo muito pelos propósitos de Deus, mas ele era rico porque seus amigos estavam ao seu lado. Uma pessoa é pobre quando não tem amigos, mas ainda mais pobre quando deixa de ser amiga. Não importa qual seja a conduta ou negligência de outras pessoas, não podemos ceder em nossa busca sincera de ser um amigo. Quando uma pessoa se permite sentir que não tem amigos, ela é pobre; mas ele é duplamente pobre se tiver que admitir que não é amigo de ninguém. Freqüentemente, nossos familiares e amigos mais precisam de nossa amizade quando menos a merecem.



2.Uma pessoa é pobre quando seu caráter está repleto de ganância e distorcido pela desonestidade.


Quando cedemos à má conduta sob pressão, somos pobres. Quem tem que mendigar por pão não é pobre, se não se inclinou à conveniência. Um indivíduo está fadado à falência pessoal quando vende seu caráter e reputação por dinheiro, honra ou conveniência. Somos pobres em caráter quando pensamos que sobreviver é um substituto para fazer o nosso melhor. Virtude, ação e verdade combinadas apropriadamente na vida tornam uma pessoa rica. Nosso caráter é determinado por como atuamos ao enfrentar os desafios da vida. Agradeça a Deus pelos alunos, professores e administradores que têm a coragem de levantar-se e ser contados ao lado da verdade e da integridade. Que elogio é ouvir alguém dizer de você: “Ela não abandonará seus princípios sob pressão ou angústia”.



Sir Walter Scott disse:


Oh, que teia emaranhada nós tecemos,

Quando pela primeira vez praticamos para enganar!

[Marmion, canto 6, estrofe 17]


Um homem de caráter considera o que é certo. Um homem enganador considera: "O que as verdades parciais me trarão quando eu apertar a linha da verdade?"


"E também, em verdade eu te digo: Bem-aventurado é meu servo Hyrum Smith; pois eu, o Senhor, amo-o pela integridade do seu coração e porque ele ama o que é correto a meus olhos, diz o Senhor." [D&C 124:15]


Uma ferramenta favorita do diabo é o engano. Ele faz com que todos nós nos tornemos pobres vivendo e promovendo a mentira. Sempre que o engano é encorajado, o promotor é o maior perdedor. Ele deve assumir a responsabilidade por aqueles que fere. As habilidades de Satanás dão a ele o título de "o pai do engano".


Os alunos e outros devem lembrar-se constantemente de que caráter é educação devidamente aplicada. Compartilhar e encorajar a verdade de maneira contínua protege a pessoa da pobreza. A nobreza de caráter é um ativo que trará dividendos, independentemente do clima de negócios. Uma pessoa de qualidade não comprometerá seus princípios, independentemente do tamanho ou intensidade do inimigo ou da situação. Uma pessoa que se compromete, em certo sentido, anuncia no mercado que determinado preço ou consideração fará com que ela se venda. Pessoas de princípios inflexíveis nunca são pobres. Quão ricos são aqueles que podem viver de acordo com princípios dignos e administrar os resultados!



Por meio de uma combinação apropriada de orgulho próprio e dignidade, o respeito próprio virá à tona. Uma pessoa é pobre quando ela mesma se rotula como um artigo que “baixou o preço” ou “esgotado”.


Uma pessoa é pobre quando perde a dignidade, o respeito próprio e o orgulho próprio. Quão triste, quão longo é o dia em que diminuímos nosso próprio valor! A pior forma de derrota é ser derrotado por si mesmo. A derrota não é agradável, mas nada é tão doloroso e devastador quanto a autoderrota. Quando perdemos nossa dignidade e respeito próprio, é a pior forma de pobreza. Quando a confiança nos amigos e em si mesmo são perdidas, não sobra muito na vida. Devemos ensinar, principalmente a nós mesmos, que ninguém é um ninguém. Somos alguém e, com a ajuda de Deus, podemos realizar todas as coisas. É um dia triste quando uma pessoa acha mais fácil ser fiel aos amigos do que a si mesma. Quão imprudente, quão injusto é vender a nós mesmos barato, quando Deus é nosso parceiro! A falência pessoal é impossível para uma pessoa que tem orgulho próprio. Uma pessoa é pobre quando coloca o desespero acima da esperança. Uma pessoa é pobre quando falha em lembrar-se de quem realmente é e esquece-se de seu relacionamento com Deus, família e consigo mesmo.


Há muitos anos, em um dia quente de verão, eu estava passando pela divisão de segurança média da Prisão Estadual de Utah. A maioria dos presos estava fora de suas celas. Eu me misturei entre eles e visitei alguns. A maioria estava sem camisa. Lembro-me, como se fosse ontem, minha conversa com alguém que tinha tatuado em seu peito, em letras grandes, "Um Perdedor Nato".


Que orgulho, dignidade e respeito próprio! Ele havia rotulado-se de pobre e seu ambiente atual indicava que estava indo muito bem com sua imagem pessoal.



3. Uma pessoa é pobre quando pensa que a honestidade é uma política em vez de um modo de vida adequado.


Thomas Carlyle disse: “Nos tempos que não tens poder, somente sobre um homem tens poder absoluto. Ele redime e o torna honesto.”. Uma consciência honesta vale mais do que custa. A grandeza é realmente medida por uma auto-avaliação honesta. “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos 8:36). Quantas vezes, ao longo dos anos, você ouviu a declaração de que é mais excelente ser confiável do que ser amado? Deixe-me lembrá-lo de que, independentemente do número de vezes, você não ouviu o suficiente. Uma de minhas maiores súplicas ao Senhor diariamente é que Ele me ajude a converter o coração dos desonestos ao arrependimento. Sem honestidade, não há base sobre a qual construir. Como uma pessoa pode ser ajudada quando insiste em viver a mentira? Mentir e viver a mentira nos mantém pobres.


Uma pessoa é pobre quando abandona ou usa o nome de um indivíduo ou de uma instituição para promover ou vender seus produtos questionáveis. Quão injustos, insensatos e pobres são aqueles que querem fazer-nos acreditar que uma oportunidade de investimento para “enriquecer” é desejável por causa do cargo eclesiástico que aquele que está fazendo a proposta ocupa. Qualquer pessoa que permite que seu bom nome ou imagem sejam usados ​​para promover ou encorajar esquemas de inescrupulosos está abraçando a desonestidade. Uma mentira (desonestidade) é qualquer comunicação dada a outra pessoa com a intenção de enganar. Um registro impróprio no registro pessoal, bajulação, falha em defender uma verdade ou princípio, falha em disciplinar e o endosso de uma falácia são algumas das outras formas de exploração para ganho pessoal.


No mercado de hoje - sim, em seu próprio bairro, vila e cidades - promotores de esquemas e enganadores estão disponibilizando para compradores crédulos, incluindo professores e alunos, todos os tipos de ofertas atraentes. Lamentamos informar que milhares em nossas fileiras estão sendo enganados pelas línguas loquazes daqueles que oferecem e solicitam em sussurros "oportunidades únicas" e abordagens "só para você".


Aqueles de nós que dão mesmo o tempo do dia a promotores eloquentes do tipo “torta no céu” estão movendo-se na direção da classificação de ser pobres.


4.Uma pessoa é pobre quando vive por comparação e não por princípio.


Uma pessoa é pobre quando deixa de perceber que o arrependimento é um processo e não apenas uma declaração. Cada pessoa tem o desafio de reconhecer e carregar sua cruz pessoal e, depois, seguir em frente. O arrependimento é um princípio de ação, não um padrão autodeclarado que retém.


Uma pessoa que está disposta a arrepender-se nunca terá mais passivos do que ativos. O arrependimento torna possível ao pecador se levantar quando cai. O verdadeiro arrependimento não permite que uma pessoa continue pobre.


Quando acontecimentos e decisões importantes na vida surgem em nosso caminho e sentimos que estamos no próprio vale, em nossa viagem da vida, sempre temos a escolha de arrepender-nos ou rebelar-nos. Uma pessoa é pobre apenas quando não deseja usar e compreender o arrependimento. O arrependimento é um grande degrau para tornar-se rico. O arrependimento não é um anúncio. É uma conduta melhorada.


Não é divertido ser pobre, mas ninguém precisa ser. Com amigos, virtude, caráter, verdade, integridade, arrependimento e outros dons e direitos dados por Deus, pérolas de grande valor estão à nossa disposição. Por meio da oração e da ação, Deus nos ajuda a evitar ser pobres. Aquele que tem a vida eterna em sua plenitude é rico. Não é divertido ser pobre. É muito mais divertido ser rico. Podemos ser ricos se o livro da vida estiver cheio de entradas diárias que mostram os totais finais, incluindo conduta moral sólida, retidão e incorruptibilidade.


5.Uma pessoa que permite que seu dinheiro o administre, em vez de administrar seu dinheiro, é pobre.


Lembre-se de que os financeiramente prósperos são pobres apenas quando permitem que seu dinheiro os administre, em vez de administrar seu dinheiro.


Há um outro ingrediente muito importante a ser considerado quando falamos sobre "Não É Divertido Ser Pobre". Seguindo o tipo de pensamento que tenho promovido hoje, não seria incomum - na verdade, acho que seria bastante provável - que, por exemplo, quatro alunos que moram juntos em um dormitório pudessem experimentar isso. Alguém pode ser um pouco cínico ou sarcástico e, ao abrir a porta do armário e, olhando para algumas das prateleiras vazias, diga: "Não se esqueça, somos ricos". Outro pode olhar na geladeira e no freezer e, ao notar que há mais frio do que comida, pode dizer: “Não se esqueça, não somos pobres; só parece que somos!”. Outra pessoa que está convencida, sem qualquer dúvida razoável, de que tem direito a um novo vestido ou roupa nova depois de um longo tempo, mas não pode tê-los por causa da falta de fundos, pode murmurar: "Devo lembrar que sou rica."


Uma pessoa que permite que seu dinheiro o administre, em vez de administrar seu dinheiro, é pobre. Não importa quanto ou quão pouco tenhamos para viver a cada semana ou mês, precisa ser usado com sabedoria. Precisamos elaborar um orçamento e viver dentro dele. Alguns afirmam que viver dentro de um orçamento tira a diversão da vida e é muito restritivo. Aqueles que evitam a inconveniência dos regulamentos orçamentários devem sofrer as dores de viver fora deles. Sua Igreja opera dentro de um orçamento. A Universidade Brigham Young funciona dentro de um orçamento. Cada departamento da escola tem um orçamento. O presidente da universidade vive dentro de um orçamento. As diretrizes orçamentárias incentivam um melhor desempenho e gerenciamento. Parece que sempre haverá emergências e crises em toda a nossa vida que causam drenagem financeira, mas mesmo esses acontecimentos não precisam tornar-nos pobres. Ter amigos, familiares, vizinhos, bispos, presidentes de estaca que se importam e compartilham nos torna ricos. O desastre financeiro pode ser evitado se aprendermos com os outros como ajudar a nós mesmos. Geralmente, as coisas acontecem para aqueles que continuam cavando. Por meio do trabalho, educação e compromisso, a satisfação pessoal pode ser alcançada, à medida que fazemos uso apropriado do acúmulo de bens deste mundo. Ninguém precisa desculpar-se por seu sucesso nas realizações financeiras, se os meios para obtê-lo tenham sido honrados e ele souber usar com sabedoria o que possui.


Por outro lado,


6. Quando dinheiro e riqueza se tornam nosso objetivo e nosso deus, somos pobres.


Eu pessoalmente aplaudo aqueles que são honradamente bem-sucedidos em conseguir uma abundância dos bens deste mundo, mas apenas se for convincentemente evidente que seu dinheiro está sendo usado com sabedoria. Eu posso esperar e orar para que no futuro haja mais e mais homens e mulheres bons comprometidos em ter mais de seu dinheiro usado para ajudar algum aluno e menos em ativos financeiros pessoais. Nenhum homem deve ser respeitado apenas por suas riquezas, mas sim por sua filantropia. Não julgamos o valor do Sol por sua altura, mas por sua utilidade.


É uma oração digna pedir ao Pai Celestial que nos abençoe com os bens deste mundo, mas não com mais do que podemos suportar. Muito dinheiro pode tornar-nos pobres. Orçamentos limitados podem ensinar-nos sacrifício, autossuficiência, moderação e gerenciamento pessoal. Uma das grandes lições da vida é que o que fazemos com o que temos é mais importante do que o que temos. O incentivo e as atitudes adequadas nos impedem de classificarmo-nos como pobres.


Deixo-lhe estes pensamentos, meu amor e meu testemunho. Não é divertido ser pobre. Felizmente, nenhum de nós precisa ser. Para esta verdade, deixo meu solene testemunho em nome de Jesus Cristo. Amém.











Комментарии


bottom of page