top of page

Aniversário - O Que Celebramos?

  • Jane Lúcia M. S. Cabral
  • 5 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de jan. de 2024



Sempre que chega meu aniversário, penso no que há para celebrar num aniversário.

Anos atrás, quando a mortandade infantil era grande antes do bebê completar 1 ano de vida, a festa do primeiro aniversário também era grande, a família celebrava a vitória de passar pelo primeiro ano e sobreviver, cheia de esperança de que seu bebê estava forte o suficiente para crescer saudável.

O que podemos celebrar no aniversário? A sobrevivência aos desafios do tempo e da vida? O início de um novo ano? A vida que tem sido vivida?

Na verdade, quando estou num velório, fico pensando em quantas palavras bonitas se fala sobre a pessoa que faleceu e ela nem está presente para ouvir. Penso se todas aquelas pessoas falaram aquelas coisas boas para ela, enquanto ela estava com eles.

Numa destas ocasiões, pensei em como teria sido bom se tudo o que disseram tivesse sido dito no aniversário do falecido, celebrando sua vida.

Então, alguns anos atrás, convidei alguns amigos para meu aniversário. Passei o dia na cozinha preparando minhas receitas favoritas. Meu marido insistiu que eu comprasse tudo pronto, para não trabalhar o dia inteiro de meu aniversário, mas eram amigos tão queridos que eu tinha que fazer tudo, do meu jeito, com muito amor, para que eles soubessem o quanto são especiais para mim. Acredito que cozinhar para as pessoas que amamos é uma maneira de expressar amor.

E, neste dia, tive uma surpresa... estávamos todos sentados ao redor da mesa, comendo, conversando, rindo, tirando fotos e um de nossos amigos começou a falar das minhas qualidades, do que ele mais gostava em mim e porque ele estava celebrando meu aniversário (principalmente porque ele, em especial, não gosta de aniversários). Em seguida, outra amiga começou a falar, seguindo a mesma linha, e, logo, todos estavam fazendo uma homenagem - exatamente como fazem nos velórios, só que eu estava presente para ouvir!! Exatamente como eu sempre achei que deveria ser - devemos falar coisas boas, prestar homenagens e declarar amor às pessoas enquanto elas estão vivas! É claro que devemos fazer o mesmo no velório, é nossa despedida e serve de conforto para a família. Mas precisamos lembrar de valorizar a quem amamos e que está conosco, enquanto podemos. Devemos celebrar a vida dos que amamos!

Neste meu aniversário, recebi muitas homenagens. Palavras tão lindas foram escritas para mim e eu me senti tão grata, abençoada e feliz por ter pessoas em minha volta que se lembram de expressar seu amor e celebrar a vida - em especial, minha vida, neste dia!

Obrigada a todos por fazerem parte deste dia e torná-lo especial.

Que nos lembremos de celebrar a vida, expressar nosso amor e admiração aos que estão ano nosso lado, para que os laços de amor e de amizade sejam fortalecidos de maneira a tornarem-se um abrigo nas tempestades da vida e uma força para enfrentá-las!


Não deixe para amanhã o que pode expressar hoje... Expresse amor!

Celebre a vida, porque é uma dádiva divina e deve ser celebrada!

E que vivamos à altura de ter nossa vida celebrada!



Comments


bottom of page