Otimismo
- jlmscabral
- 7 de out. de 2021
- 4 min de leitura
Esperança e confiança no futuro ou no sucesso de algo
(Definição: Oxford Languages)

Ver o copo meio cheio é a melhor maneira de ver as coisas. Não muda a realidade da quantidade do líquido no copo, mas muda sua perspectiva e seu sentimento a respeito disso.
Amo o otimismo e, por isso, compartilharei com você o que Bernadette Logue, do The Daily Positive, compartilhou: maneiras simples de melhorar seu bem-estar mental e emocional geral por meio da prática de otimismo realista e saudável. Eis o que ela ensinou:
Lembre-se - quanto mais equilibrado e positivo for seu estado mental e emocional, mais suas escolhas, comportamento, ações e resultados refletem isso, e sua experiência de vida melhora.
Embora possamos olhar para pesquisas que mostram alguns benefícios potenciais do otimismo e ligações entre o nível de otimismo de uma pessoa e coisas como sua saúde e longevidade, não é preciso ser um cientista ou estudos de pesquisa para nos dizer o que já sabemos inerentemente …
Somos inteligentes o suficiente para saber que, se pensarmos de forma mais positiva e nos sentirmos mais otimistas, tudo o mais em nossa vida parecerá um pouco (ou muito) mais fácil.

E as 2 coisas MAIS importantes a saber sobre o otimismo inicial são:
1. Você NÃO nasceu otimista e NÃO nasceu pessimista. São maneiras APRENDIDAS de ser e comportar-se, que você aprendeu ao longo da vida até agora, com base em como sua mentalidade foi condicionada. Como um adulto conscientemente consciente, você pode ESCOLHER e REcondicionar sua mente para qualquer ponto de vista que preferir.
2. Otimismo NÃO é negar a realidade. Não está perdendo-se em uma La-La-Land cheia de falsos arco-íris, fadas e unicórnios! É uma escolha deliberada manter a mente e o coração abertos para trazer a consciência, o arbítrio moral e a possibilidade para qualquer situação que possamos enfrentar. É a inteligência saber que sua própria percepção influencia os resultados de sua vida e que somente você é responsável por sua capacitação.
Eu costumava pensar que era uma otimista. Até...
Assistindo a uma sessão de hipnose clínica há cerca de 12 anos por causa de um problema de saúde que eu estava enfrentando, o médico sugeriu que eu me beneficiaria em aprender a ser otimista.
Chocada, pesquisei mais sobre otimismo para entender o que ele quis dizer (pensando que já era uma pessoa positiva!) E descobri que na verdade eu estava demonstrando traços de pessoa pessimista!
Eu tinha pequenas tendências negativas sorrateiras que estavam mascarando-se como "ser realista". Acontece que muitos de nós caímos nessa armadilha.
Por experiência própria, posso atestar que:
Você pode mudar absolutamente e tornar-se um otimista (ou MAIS do que um otimista).
Ser otimista melhora sua vida de maneiras infinitas!

Eu não estaria tão saudável agora, nem teria a vida que sonhei, se tivesse permanecido nas sombras sutis do pessimismo. Por causa de um ponto de vista pessimista, teria sido, "Eu não posso ficar curada e não posso ter a vida dos meus sonhos, então qual é o ponto" - fim da história.
Mas o otimismo é uma história diferente, com um final diferente, mais mágico e bonito.

Então, hoje, para você e eu entrarmos de cabeça no otimismo, abaixo estão 4 coisas comuns que os pessimistas fazem.
É muito importante entender o "padrão mental de pessimismo" para que, se acontecer com você, você seja capaz de identificá-lo e mudá-lo facilmente!
4 coisas pessimistas a evitar
1. A interpretação de situações /pessoas é imediatamente negativa, como ponto de partida.
2. Exagero ou expansão da negatividade (alimentando-a, cultivando-a, procurando mais dela, tornando-a pior do que é).
3. Suposição de que a coisa /situação/pessoa negativa é generalizada ou permanente ("isso nunca vai mudar", "não há saída", "isso está condenado", "não há solução", "não há esperança") .
4. Projeção da negatividade além do contexto da situação (interpretando que afetará negativamente todas as áreas de sua vida, ao invés de contê-la para a situação específica - as más vibrações transbordam).
Se você notar esses padrões, mantenha AMOR E COMPAIXÃO absolutos por si mesmo. Lembre-se de que o pessimismo é aprendido (muitas vezes bem cedo na vida, antes mesmo de tornarmo-nos autoconscientes o suficiente para conhecê-lo melhor). Somos todos humanos e todos experimentamos essas áreas de crescimento. Não é um problema, é uma oportunidade!
Você pode perceber que, na verdade, é uma pessoa geralmente otimista, mas talvez certos tópicos desencadeadores ou situações realmente difíceis possam despertar um pessimismo raro em sua mente. Novamente, você é humano, então, ame-se e aceite-se, mesmo com esses padrões de pensamento inúteis.
As boas-novas de grande alegria
Tendências pessimistas são facilmente transformadas em um otimismo novo e poderoso, capaz de mudar vidas.
Este mês, vamos viajar juntos para ainda mais otimismo, em um momento em nosso planeta em que todos nós precisamos de mais boas vibrações, mais esperança, mais resiliência e concentrar-nos em novas possibilidades!
O otimismo nos oferece tudo isso e muito mais.
Na próxima semana, compartilharei com você as 3 etapas fáceis de um otimista que você pode praticar para interromper e substituir efetivamente o pessimismo.
Portanto, se você deseja desfrutar de todos os benefícios do otimismo, elevando seu estado mental e emocional, apoiando seu bem-estar geral e promovendo melhores escolhas, comportamentos, ações e resultados, fique atento aos meus posts todas as terças-feiras deste mês.
Embora a vida possa ser desafiadora e as coisas nem sempre corram bem, podemos escolher se nos deixamos ser abatidos por situações, pessoas ou resultados negativos ou difíceis. Os eventos do passado NÃO são um preditor das possibilidades para o nosso futuro. Em vez disso, é nossa atitude e escolhas neste momento que definem nosso futuro. Para a sorte de todos nós, podemos fazer NOVAS escolhas a qualquer momento do dia e, como resultado, influenciamos nossa trajetória de vida.

Commentaires