Você Fez Bodas de Quê? Conheça as Bodas e Seus Significados
- Jane Lúcia M. S. Cabral
- 21 de jun. de 2017
- 9 min de leitura

Hoje, minha filha comemora 4 anos de casamento - Bodas de Flores e Frutas. Esta data me fez pensar sobre a importância de celebrarmos tudo, dentro de nosso casamento. Cada dia é uma conquista. Nunca podemos achar que, por estarmos casadas, nosso marido já está garantido, nem ele deve pensar isso sobre sua esposa.
Casamento é uma eterna conquista, nunca podemos achar que já está tudo garantido. Por isso, cultive o hábito de namorar seu marido, arrumar-se para ele e conquistá-lo a cada dia, para que comemorem muitas bodas juntos!
Meu marido e eu comemoramos Bodas de Pinho, no ano passado, e, este ano, comemoraremos Bodas de Crizo - sabe o que isto significa?
Bodas é o nome da celebração das festas de casamento, sejam elas no civil ou religioso. As bodas são comemoradas todos os anos e a cada ano recebe um significado e uma denominação diferente.
O termo "boda" se originou a partir do latim "vota", que significa "promessa". Boda é uma celebração de casamento, o nome é mais usado no plural - bodas - e se refere aos votos matrimoniais, feitos no dia do casamento. Para cada ano de bodas existe um material que representa a nova etapa, e já é uma celebração tradicional na cultura ocidental comemorar o aniversário de bodas.
A tradição das bodas surgiu na Alemanha, onde era costume de pequenos povoados, oferecer uma coroa de prata aos casais que fizessem 25 anos de casados, e uma de ouro aos que chegassem aos 50 . Então, com o passar dos séculos, foram criadas outras simbologias para os anos seguintes, e quanto mais tempo de casado, maior é a importância do material, que vai do mais frágil ao mais resistente.
Além dos nomes das bodas de casamento, também é possível encontrar listas com nomes de bodas de namoro, para comemoração dos meses e anos. É importante referir que as listas não são oficiais, e por isso, muitas vezes, há diferenças na designação de algumas bodas.
Os Nomes das Bodas :

1 ano - Bodas de Papel - O papel, por exemplo, simboliza o primeiro ano do matrimônio por ter o significado da "fragilidade", típico do começo de qualquer relacionamento. No entanto, as bodas de papel, de acordo com a tradição popular, também podem ter a conotação da "flexibilidade" que os jovens casais devem possuir para encarar os desafios da vida a dois.

2 anos - Bodas de Algodão - Assim como as Bodas de Papel, simbolizam a fragilidade
dos primeiros anos de matrimônio, ao mesmo tempo que representam a oportunidade e esperança de crescimento e fortificação da relação.
3 anos - Bodas de Trigo ou Couro -

De acordo com a simbologia popular, o trigo representa a prosperidade, a fartura, a união e a alegria do relacionamento.
Supostamente, ao comemorar o terceiro ano de matrimônio, o casal chegou numa fase do casamento em que começam a brotar os frutos da relação, que foram cultivados ao longo dos anos. O couro, por sua vez, simboliza a proteção que a convivência diária traz para o relacionamento, de acordo com a tradição popular.
4 anos -Bodas de Flores e Frutas -

As flores são delicadas, e, por isso, representam os cuidados do casamento, a prudência da relação. Afinal, para uma flor ser bonita e viver por mais tempo, ela precisa ser regada na medita certa e receber cuidados- é assim que ela consegue crescer de forma saudável e é assim no casamento. As frutas estão relacionadas à durabilidade e vitalidade da relação. Pois, assim como as flores, quanto mais cuidados temos com elas, mais elas duram e permanecem firmes e apetitosas.

5 anos - Bodas de Madeira - Alguns chamam de Bodas de Ferro.
As Bodas de Madeira simbolizam o fortalecimento e "enraizamento" da relação, que começa a gerar "galhos" (filhos), assim como as árvores.
6 anos - Bodas de Perfume ou Açúcar
7 anos - Bodas de Latão ou Lã
8 anos - Bodas de Papoula ou Barro
9 anos - Bodas de Cerâmica ou Vime

10 anos - Bodas de Estanho ou Zinco - Esta comemoração marca a união de uma década de um casal após a oficialização do matrimônio. O estanho é um metal que pode ser facilmente maleável, característica esta que é associada ao estado em que se encontra o casal no seu décimo ano juntos: maleáveis e receptíveis aos desentendimentos cotidianos ou as particularidades “menos fáceis” da personalidade de cada um. O zinco, por sua vez, também é conhecido por servir de proteção contra a ferrugem de alguns materiais, como o ferro e o aço, por exemplo. Em comparação com o matrimônio, esta é uma característica dos casais que, neste período da vida a dois, já desenvolveram uma barreira contra os pontos negativos e que interferem a construção de uma boa relação no casamento.
11 anos - Bodas de Aço
12 anos - Bodas de Seda ou Ônix
13 anos - Bodas de Linho ou Renda
14 anos - Bodas de Marfim - O marfim é considerado uma substância extremamente

dura e resistente, podendo ser encontrado principalmente nos dentes caninos dos elefantes e de outros animais, como o hipopótamo e a morsa, por exemplo. Por ser um material de grande força e valor, o marfim foi associado ao décimo quarto ano de matrimônio. De acordo com a interpretação dada pela cultura popular das bodas de casamento, neste período, o casal já desenvolveu uma relação muito mais sólida e concreta, após passar por diversos tipos de obstáculos na vida a dois.

15 anos - Bodas de Cristal - O cristal é um vidro de altíssima qualidade e transparência, características que
devem ser associadas ao relacionamento do casal quando chegam ao décimo quinto ano de união. As bodas de cristal fazem referência ao elevado nível de maturidade que, supostamente, a relação atingiu, ao longo dos quinze anos. A transparência, confiança e dedicação entre o casal são fundamentais para construir um casamento de qualidade.
16 anos - Bodas de Safira ou Turmalina
17 anos - Bodas de Rosa
18 anos - Bodas de Turquesa
19 anos - Bodas de Cretone ou Água Marinha

20 anos - Bodas de Porcelana -
A porcelana é um tipo de cerâmica bastante delicada, sendo preciso muito cuidado para que não quebre. Em comparação com o casamento, a porcelana simboliza justamente o zelo e a atenção que o casal manteve ao longo dos 20 anos, responsável por ajudar a manter a união do matrimônio. Outro detalhe que remete ao uso da porcelana como símbolo do vigésimo aniversário de casamento é todo o processo necessário para que este material atinja a sua máxima qualidade.
21 anos - Bodas de Zircão
22 anos - Bodas de Louça
23 anos - Bodas de Palha
24 anos - Bodas de Opala

25 anos - Bodas de Prata -
A tradição das festas das bodas de casamento surgiu na Alemanha, quando era costume oferecer aos casais uma coroa de prata, quando completassem 25 anos de casados. A prata é um metal macio, branco, com uma superfície brilhante. É o metal mais dúctil e mais maleável. Dúctil significa capaz de ser transformado em fios finos. Meios maleáveis, capazes de serem batidos em folhas finas. A prata tem duas outras propriedades únicas: Ela conduz o calor e eletricidade melhor do que qualquer outro elemento. Ela também reflete a luz muito bem. Como você aplicaria isto ao casamento? Comcerteza, após 25 anos de união, o casal está maleável e conduz calor e eletricidade melhor do que qual quer um!
26 anos - Bodas de Alexandrita
27 anos - Bodas de Crisopázio
28 anos - Bodas de Hematita
29 anos - Bodas de Erva
30 anos - Bodas de Pérola - As pérolas são joias formadas dentro das ostras, como o

resultado de um mecanismo de defesa destes moluscos. Quando alguma substância estranha invade a ostra, produzindo uma inflamação em seu interior, esta envolve o corpo invasor com diversas camadas de madrepérola – uma substância dura e rica em calcário. Assim surgem as pérolas. Ao chegar no trigésimo ano de matrimônio, a formação das pérolas se torna uma boa metáfora de como o casal teve que enfrentar diversos “invasores” e adversidades ao longo dessas três décadas. O amor e o compromisso do casal fez com que todos os problemas enfrentados se transformassem em “pérolas”, ou seja, ajudou a fortalecer ainda mais o relacionamento.
31 anos -Bodas de Nácar
32 anos - Bodas de Pinho
33 anos - Bodas de Crizo
34 anos - Bodas de Oliveira
35 anos - Bodas de Coral - As bodas de coral simbolizam o amadurecimento e a

fortificação do relacionamento, assim como acontecem com os corais marinhos, que levam anos até se constituírem totalmente. A boda de coral serve como um símbolo de que, assim como estes belos animais marinhos, o relacionamento é feito de união, para que possa estender-se, no futuro, como um belo recife de corais.
36 anos - Bodas de Cedro
37 anos - Bodas de Aventurina
38 anos - Bodas de Carvalho
39 anos - Bodas de Mármore
40 anos - Bodas de Esmeralda - A esmeralda é a pedra do amor incondicional.
Para o povo egípcio, ela era associada ao renascimento e é conhecida por avivar o coração. Até hoje, a pedra é vista como a guardiã do amor, pois, uma lenda conta que, se numa relação, um dos parceiros fosse infiel, as esmeraldas perderiam a cor. Além de tudo isso, a esmeralda nos estimula a viver a vida plenamente e a aproveitá-la ao máximo. E por isso é a pedra para representar esse momento na vida do casal, uma fase em que os parceiros compartilham de um amor sincero, fortalecido e verdadeiro. Um sentimento com tendência a perdurar por muito tempo.
41 anos - Bodas de Seda
42 anos - Bodas de Prata Dourada
43 anos - Bodas de Azeriche
44 anos - Bodas de Carbonato
45 anos - Bodas de Rubi - O rubi é uma pedra preciosa vermelha, e o vermelho é

popularmente conhecido como a “cor da paixão e do amor”. Outra característica do rubi é a sua resistência, considerada uma das pedras mais duras da natureza, sendo superada apenas pelo diamante. Assim, o rubi simboliza a consolidação e a fortificação do amor do casal ao longo destes 45 anos de matrimônio.
46 anos - Bodas de Alabastro
47 anos - Bodas de Jaspe
48 anos - Bodas de Granito
49 anos - Bodas de Heliotrópio

50 anos - Bodas de Ouro - O ouro é um dos metais mais valiosos e belos que existem, utilizado ao longo da história como um sinônimo de riqueza e fartura. Em comparação com o casamento, aos 50 anos de matrimônio, este material simboliza a nobreza desta união, que se manteve forte e inabalável durante todos estes anos. Muitos casais, quando completam as bodas de ouro, voltam à igreja para renovar seus votos e as promessas feitas no dia do casamento. Também é normal a organização de uma festa, reunindo os familiares e amigos próximos. A celebração das bodas de ouro surgiu na Alemanha, onde existia a tradição de fazer uma festa para os casais que completavam 50 anos de união e, durante a cerimônia, recebiam uma coroa de ouro. Atualmente, a tradição mais comum é a troca de novas alianças de ouro, que podem substituir as antigas ou serem usadas em conjunto.
51 anos - Bodas de Bronze
52 anos - Bodas de Argila
53 anos - Bodas de Antimônio
54 anos - Bodas de Níquel
55 anos - Bodas de Ametista
56 anos - Bodas de Malaquita
57 anos - Bodas de Lápis Lazuli
58 anos - Bodas de Vidro
59 anos - Bodas de Cereja
60 anos - Bodas de Diamante ou Jade - Da palavra grega "adamas", que significa força e eternidade do amor, surgiu a denominação diamante. O diamante é considerado um dos elementos mais resistentes e estáveis de toda a natureza.

Por este motivo, ao completar 60 anos de união, o casal celebra as bodas de diamante, ou seja, atingiram um nível de total consolidação do casamento. A indestrutibilidade do diamante é uma das características que mais é associada ao sexagésimo ano de matrimônio, quando todos os obstáculos já foram ultrapassados pelo casal, que se manteve unido para superar todos os desafios .Popularmente, costuma-se dizer que, quando o casal atinge as bodas de diamante, este relacionamento nunca mais terá fim. Será eterno. De todas as bodas de casamento, as de diamante são as mais festejadas, seguidas das de ouro (50 anos), de prata (25 anos) e de estanho (10 anos).
61 anos - Bodas de Cobre
62 anos - Bodas de Telurita
63 anos - Bodas de Sândalo
64 anos - Bodas de Fabulita
65 anos - Bodas de Ferro ou Safira
66 anos - Bodas de Ébano
67 anos - Bodas de Neve
68 anos - Bodas de Chumbo
69 anos - Bodas de Mercúrio
70 anos - Bodas de Vinho
71 anos - Bodas de Zinco
72 anos - Bodas de Aveia
73 anos - Bodas de Manjerona
74 anos - Bodas de Macieira
75 anos - Bodas de Brilhante ou Alabastre
76 anos - Bodas de Cipestre
77 anos - Bodas de Alfazema
78 anos - Bodas de Benjoim
79 anos - Bodas de Café
80 anos - Bodas de Nogueira ou Carvalho
81 anos - Bodas de Cacau
82 anos - Bodas de Cravo
83 anos - Bodas de Begônia
84 anos - Bodas de Crisântemo
85 anos - Bodas de Girassol
86 anos - Bodas de Hortênsia
87 anos - Bodas de Nogueira
88 anos - Bodas de Pêra
89 anos - Bodas de Figueira
90 anos - Bodas de Álamo
91 anos -Bodas de Pinheiro
92 anos -Bodas de Salgueiro
93 anos - Bodas de Imbuia
94 anos - Bodas de Palmeira
95 anos - Bodas de Sândalo
96 anos - Bodas de Oliveira
97 anos - Bodas de Abeto
98 anos - Bodas de Pinheiro
99 anos - Bodas de Salgueiro
100 anos - Bodas de Jequitibá - Meu marido me perguntou por que Jequitibá e fui pesquisar. Descobri que esta árvore pode viver por milênios e há um Jequitibá-rosa, no Parque Estadual do Vassununga, no estado de São Paulo, que tem a idade estimada de 3.050 anos e ainda dá frutos! Esta árvore pode atingir 60m de altura (equivalente a um prédio de 20 andares) e seu nome, em tupi-guarani, significa "Gigante da Floresta". Conclui que este é um nome muito apropriado para quem comemora 100 anos de casamento!
Lembre-se de que "Nenhum sucesso compensa o fracasso no lar", como disse David O. Mckay. O que você invistiria em sua carreira ou em sua empresa para ter sucesso? O casamento vale muito mais do que isso! O casamento para ser bom, tem que ser eterno, invista nisto!
Dúvidas ou sugestões? Fale comigo, vou amar ouvir!
Fontes:
https://www.significados.com.br/bodas/
http://www.blogvidadecasada.com/4-anos-de-casados-bodas-flores-frutas/
http://www.noivasdobrasil.com.br/sem-categoria/tudo-sobre-bodas-de-casamento/
https://dicasparacasamento.com/casamento/bodas/significado-de-cada-anopara-ser-comemorado-c-estilo
http://www.portalsaofrancisco.com.br/quimica/prata
Comments